Publicado em: 01/11/2020

Ciclo de Palestras

IEEE CASS RS Talks 2020

Nesta sexta-feira, dia 06/11 às 13h30min (Horário de Brasília) ocorrerá a palestra Safety and Reliability Challenges to Enable Highly Autonomous Intelligent Systems ministrada pela Profa. Cecilia Metra (University of Bologna, Italy). A transmissão será feita pelo canal do YouTube do IEEE CASS Rio Grande do Sul Chapter.

Sistemas inteligentes, capazes de tomar decisões autônomas com base em algoritmos de IA, estão se tornando cada vez mais difundidos em diversos campos de aplicação (robôs autônomos, veículos autônomos, fábricas inteligentes, agricultura inteligente, etc.). Isso graças à sua possível adoção para substituir e / ou colaborar com humanos em ambientes hostis (hospitais, minas, espaço, etc.) e / ou em trabalhos difíceis (entrega de mercadorias, vigilância, etc.). Além disso, robôs autônomos (por exemplo, robôs de serviço) e veículos (por exemplo, drones) estão recebendo um interesse cada vez maior, devido ao seu possível papel central no enfrentamento da atual emergência pandêmica e suas consequências. Eles são sistemas complexos, que requerem inteligência na ponta (para aquisição e processamento de dados de baixa latência), na rede e até a nuvem e serviços relacionados. Uma vez que tais sistemas inteligentes autônomos estão em estreita colaboração com os seres humanos e / ou a saúde dos seres humanos pode depender de seu funcionamento, surge a necessidade de garantir sua segurança funcional e confiabilidade. Permitir aumentar o nível de autonomia de tais sistemas inteligentes, caminhando assim para um mundo mais inteligente, exige satisfazer requisitos mais fortes em termos de sua segurança funcional e confiabilidade. Os desafios de segurança e confiabilidade para permitir sistemas inteligentes altamente autônomos serão discutidos.

A palestrante Cecilia Metra é professora titular e vice-reitora da Escola de Engenharia da Universidade de Bolonha, Itália, onde trabalha desde 1991, e da qual se doutorou em engenharia eletrônica e ciência da computação. Em 2002, ela foi consultora docente visitante da Intel Corporation. Ela é a ex-presidente de 2020 da IEEE Computer Society (CS), da qual foi presidente em 2019. Durante sua presidência, ela lançou várias atividades para melhorar a satisfação dos membros, diversidade e inclusão, qualidade técnica em todas as atividades e finanças sustentabilidade, permitindo ao CS encerrar 2019 com um aumento das reservas de 545%, para futuro crescimento e investimentos em benefício dos seus associados. É co-fundadora e co-presidente do projeto IEEE Digital Reality Initiative sobre “Sistemas inteligentes confiáveis, seguros, seguros e com determinação do tempo”.