Português English
Contato
Publicado em: 24/08/2012

Ciclo de Palestras do Ano de Turing no INF

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras no Instituto de Informática da UFRGS, em comemoração ao Ano de Turing, na próxima sexta-feira, 31 de agosto, às 10h30min, teremos a segunda palestra do Ciclo com a Profa. Leila Ribeiro da UFRGS, que abordará “O que é Computação? Da máquina de Turing ao pensamento computacional”.

O evento acontecerá no Auditório do prédio 67, Campus do Vale, Instituto de Informática da UFRGS, e será transmitida através do link: 
http://mconf.org/events/turing/

Quando: 31/08/2012 (sexta-feira)
Hora: 10h30min
Local: Auditório do Prédio 67, Campus do Vale, Instituto de Informática da UFRGS

Palestrante: Profa Leila Ribeiro (UFRGS)
Doutora em Informática pela Technische Universität Berlin/Alemanha (1996). Profa. Associada do Instituto de Informática/UFRGS e membro do IFIP Working Group 1,3 (Foundations of System Specification). Atua nas áreas de fundamentos da Computação (modelos de computação), Engenharia de Software (especificação, semântica e verificação formal) e Bioinformática (modelos de sistemas biológicos).

Titulo: O que é Computação? Da Máquina de Turing ao Pensamento Computacional

Resumo:
Nesta palestra será discutido “O que é Computação?”.
O termo “computável” foi definido por Alan Turing ao descrever uma máquina cujo objetivo era solucionar problemas de forma automática. A arquitetura e o modo de funcionamento desta máquina, chamada hoje de “Máquina de Turing”, foram inspirados na maneira como humanos solucionavam problemas matemáticos na época: usando papel, lápis e pensamento. Desde então, surgiram várias técnicas para descrever os processos computacionais (programas) e tecnologias para construir máquinas de computar (computadores). Também foram “descobertas” máquinas de computar naturais: as células, executando processos de acordo com os programas definidos em seu DNA.
Hoje em dia percebe-se que a computação não se restringe à resolução de problemas matemáticos, seus princípios de como construir soluções para problemas complexos podem ser aplicados em outras áreas como a Química, Biologia, Física, Sociologia, Economia, etc.
A área da Computação pode dar uma contribuição ainda maior do que máquinas para computar para a humanidade: podemos usar o “Pensamento Computacional” como ferramenta essencial em várias área da Ciência, bem como para solucionar problemas do cotidiano das pessoas.

Maiores informações em http://www.ufrgs.br/alanturingbrasil2012/