Dando continuidade ao Ciclo de Palestras no Instituto de Informática da UFRGS, em comemoração ao Ano de Turing, na próxima sexta-feira, 31 de agosto, às 10h30min, teremos a segunda palestra do Ciclo com a Profa. Leila Ribeiro da UFRGS, que abordará “O que é Computação? Da máquina de Turing ao pensamento computacional”.
O evento acontecerá no Auditório do prédio 67, Campus do Vale, Instituto de Informática da UFRGS, e será transmitida através do link:
http://mconf.org/events/turing/
Quando: 31/08/2012 (sexta-feira)
Hora: 10h30min
Local: Auditório do Prédio 67, Campus do Vale, Instituto de Informática da UFRGS
Palestrante: Profa Leila Ribeiro (UFRGS)
Doutora em Informática pela Technische Universität Berlin/Alemanha (1996). Profa. Associada do Instituto de Informática/UFRGS e membro do IFIP Working Group 1,3 (Foundations of System Specification). Atua nas áreas de fundamentos da Computação (modelos de computação), Engenharia de Software (especificação, semântica e verificação formal) e Bioinformática (modelos de sistemas biológicos).
Titulo: O que é Computação? Da Máquina de Turing ao Pensamento Computacional
Resumo:
Nesta palestra será discutido “O que é Computação?”.
O termo “computável” foi definido por Alan Turing ao descrever uma máquina cujo objetivo era solucionar problemas de forma automática. A arquitetura e o modo de funcionamento desta máquina, chamada hoje de “Máquina de Turing”, foram inspirados na maneira como humanos solucionavam problemas matemáticos na época: usando papel, lápis e pensamento. Desde então, surgiram várias técnicas para descrever os processos computacionais (programas) e tecnologias para construir máquinas de computar (computadores). Também foram “descobertas” máquinas de computar naturais: as células, executando processos de acordo com os programas definidos em seu DNA.
Hoje em dia percebe-se que a computação não se restringe à resolução de problemas matemáticos, seus princípios de como construir soluções para problemas complexos podem ser aplicados em outras áreas como a Química, Biologia, Física, Sociologia, Economia, etc.
A área da Computação pode dar uma contribuição ainda maior do que máquinas para computar para a humanidade: podemos usar o “Pensamento Computacional” como ferramenta essencial em várias área da Ciência, bem como para solucionar problemas do cotidiano das pessoas.
Maiores informações em http://www.ufrgs.br/alanturingbrasil2012/