Publicado em: 13/06/2020

Ciclo de Palestras

IEEE CASS RS Talks on Micro and Nanoelectronics

Nesta sexta-feira, dia 12/06 às 13:30 (Horário de Brasília) ocorrerá a palestra “Radio Frequency Architectures for 5G and Beyond”, com o Prof. François Rivet (IMS Laboratory, Bordeaux, France). A transmissão será feita pelo canal do YouTube do IEEE CASS Rio Grande do Sul Chapter (www.youtube.com/cassriograndedosul).

O 5G está prestes a chegar ao nosso cotidiano. O principal acesso ao espectro será o sub-6GHz. Os designers de RF estão enfrentando um paradigma cada vez mais desafiador entre ser banda larga, baixa potência e baixo custo ao mesmo tempo. Esta palestra apresentará uma nova metodologia do RF Front-End, chamada “Design by Mathematics”. Vamos nos concentrar no exemplo de um gerador de formas de onda arbitrárias (AWG) CMOS de banda larga integrado para agregação de operadora, projetado para atingir o padrão 5G sub-6 GHz. Na palestra, será apresentado com medições na tecnologia CMOS de 65nm da TSMC a capacidade de gerar sinais modulados em várias operadoras 5G com um consumo de energia abaixo de 1mW para uma área de matriz muito reduzida. Além disso, será discutido os desafios do Beyond 5G com uma investigação das arquiteturas sub-THz para atingir o 6G.

O professor Francois Rivet é associado do departamento de EE do Instituto de Tecnologia de Bordeaux e laboratório IMS, em Bordeaux, França. Suas atividades de pesquisa são o design de circuitos e sistemas integrados para comunicações sem fio. Desde 2014, lidera a equipe de pesquisa “Circuitos e Sistemas”. Ele contribuiu para o projeto de circuitos de comunicação disruptiva, desenvolvendo a metodologia Design by Mathematics.

Veja as datas das próximas palestras:

• June 19, Leandro Indrusiak, York University, England
  • June 26, Patrick Groeneveld, Stanford University, USA