Acontece em Gramado entre os dias 25 e 28 de agosto a Conferência Latino Americana de Computação de Alto Desempenho (CLCAR) 2010. O evento será realizado no Hotel Serra Azul e discutirá temas da Computação Avançada na América Latina e em centros de pesquisa do resto do mundo. A primeira edição do CLCAR foi feita em 2007 na Colômbia.
Entre os organizadores do evento está o prof. Philippe Olivier Navaux, do INF, além dos pesquisadores Luis Nuñez (Venezuela) e Michel Riveill (França). Outros 10 professores do instituto participam dos comitês organizadores do CLCAR.
Serão apresentados no evento artigos nas áreas de Computação de Alta Performance (HPC), Grid Computing, Computação Verde, Middleware, Programação Paralela e Algoritmos, Cloud Computing e P2P Computing. Ao todo foram aceitos 44 trabalhos. Além disso, estão previstas na programação palestras com cientistas de várias partes do Brasil e do mundo.
Mais informações na página http://gppd.inf.ufrgs.br/clcar2010/