Nesta segunda-feira (06/10), pesquisadores do projeto Climate IA estiveram no Instituto Caldeira à convite da FAPERGS, Fundação Araucária e Fundação Boticário para o start da iniciativa.
Da esquerda para direita, o graduando Lorenzo Bolzan, o professor doutor e coordenador geral do projeto Dante Barone e a professora doutora Lucia Rodrigues.
A Climate IA é uma plataforma que está sendo desenvolvida com o objetivo de, através de inteligência artificial, conectar Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) com escolas públicas e privadas no estado do Rio Grande do Sul, visando a capacitação de professores e a educação sustentável dos alunos.
O projeto, apoiado pela Fundação Araucária e pela FAPERGS, faz parte das 8,5% de pesquisas selecionadas, entre 174 submissões. Contando com professores da UFRGS, UFPel, UEPG e Unisinos, a plataforma abrangerá 6 escolas, sendo 5 em Porto Alegre e uma em Pelotas.
Além da cerimônia, o professor do Instituto de Informática da UFRGS e coordenador geral do projeto Dante Barone, a professora doutora Lucia Rodrigues e o graduando Lorenzo Bolzan puderam apresentar para os demais pesquisadores sobre a Climate IA, além de conhecerem os outros projetos, expandindo os horizontes de SBNs e prospectando soluções para serem adicionadas à plataforma.
Pesquisadores do Climate IA, junto dos pesquisadores dos demais projetos apoiados pela FAPERGS, recebendo uma muda de árvore nativa do RS para marcar o start do projeto.