A comitiva é liderada pelo Reitor, Prof. Carlos Alexandre Netto, e inclui a Secretária de Relações Internacionais, Profa. Liane Hentschke, o Diretor do INF, Prof. Flávio R. Wagner, e o Vice-Diretor da Escola de Engenharia, Prof. Carlos Eduardo Pereira.
Num modelo similar aos dos institutos de pesquisa do MCT no Brasil, a A*STAR sedia diversos institutos de pesquisa de excelência. Na área de Ciências Físicas e Engenharia (setor conhecido como Fusionopolis), a A*Star possui 8 institutos e centros, enquanto que na área Biomédica (setor conhecido como Biopolis), são 12 os institutos e consórcios de pesquisa. A A*Star recebe verbas extremamente vultosas do governo de Cingapura, atraindo pesquisadores de ponta de todo o mundo que atuam em laboratórios extremamente bem equipados.
A visita foi iniciada pelo IHPC – Institute of High-Performance Computing, onde a delegação foi recebida pelo Dr. David Srolovitz, Diretor Executivo, pelo Dr. V. Ravi, vice-diretor para Desenvolvimento Industrial, e por diversos outros pesquisadores, chefes dos departamentos do instituto. Estava presente o pesquisador Dr. Rogerio Manica, formado pelo Instituto de Matemática da UFRGS e atualmente no IHPC. O IHPC atua em aplicações de computação científica que exigem grande capacidade de processamento, congregando 200 pesquisadores, sendo quase integralmente financiado por recursos próprios da A*Star. O instituto possui um cluster com capacidade de processamento de 75 Tflops e memória de 2 Pbytes. Está dividido nos departamentos de Materials Science and Engineering, Computational Electronics and Photonics, Engineering Mechanics, Computing Science e Fluid Dynamics. A A*Star não confere títulos acadêmicos, mas estudantes de doutorado das universidades de Cingapura atuam no IHPC.
O departamento de Engineering Mechanics, com 30 pesquisadores, liderado pelo Dr. Zhang Yong Wei, atua na modelagem de estruturas que vão da escala nanométrica a grandes estruturas, como plataformas de petróleo off-shore. Também investiga materiais flexíveis, por exemplo aplicados em componentes eletrônicos maleáveis. O departamento de Computing Science, com 40 pesquisadores, liderado pelo Dr. Rick Goh Siow Mong, investiga temas como o uso de GPUs, de arquiteturas heterogêneas e de programação paralela. O IHPC também sedia um grupo de pesquisa interdisciplinar em cognição social computacional, envolvendo também psicólogos e economistas.
Após a apresentação da UFRGS e das suas áreas de atuação, com ênfase nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Escola de Engenharia e no Instituto de Informática, foram identificados diversos pontos possíveis de contato para pesquisas colaborativas. O IHPC sugeriu que a UFRGS apontasse as possibilidades mais promissoras de cooperação, sugerindo desde já temas como software para processamento paralelo e avaliação de fadiga de super-estruturas. Um intercâmbio de estudantes de doutorado também é possível, mas deve ser resultado natural de contatos prévios entre pesquisadores.
Seguiu-se uma visita ao IMCB, Institute for Molecular and Cell Biology, onde a delegação da UFRGS foi recebida pela Dra. Pernille Rorth, vice-diretora. O IMCB congrega 300 pessoas, metade das quais pesquisadores, vindos de mais de 25 países, e outra metade pessoal técnico. O foco do instituto é a pesquisa básica em genética em biologia celular do câncer. Os temas principais de pesquisa do IMCB são regulação e diferenciação de genes, crescimento e ciclo de células, comunicação entre células, migração e remodelagem de células e modelos completos de doenças em animais. Considerando as pesquisas desenvolvidas na UFRGS nas áreas de Biociências e Medicina, existem certamente múltiplas oportunidades de cooperação.
A visita foi encerrada com um almoço, oferecido pelo Dr. Khiang Wee Lim, Diretor Executivo da A*Star Graduate Academy, e que havia participado da visita à UFRGS em 2009. A Graduate Academy tem por objetivo garantir um fluxo adequado de pesquisadores para a A*Star. Atualmente, 80% dos pesquisadores da A*Star são estrangeiros. É objetivo baixar este número para 50%, estimulando a formação e participação de pesquisadores locais.
Participaram do almoço diretores de outros institutos de pesquisa da A*Star: o Dr. Susanto Rahardja, diretor de pesquisa do Institute for Infocomm Research, o Dr. Lim Ser Yong, diretor-executivo do Institute of Manufacturing Technology, e o Dr. Pantelis Alexopoulos, diretor-executivo do Institute for Data Storage. Em relação ao Institute for Infocomm Research, foram identificadas inúmeras parcerias possíveis com pesquisadores da UFRGS que atuam em processamento digital de sinais e em codificação de áudio e vídeo. Em relação ao Institute of Manufacturing Technology, foram identificadas parcerias possíveis nas áreas de automação e controle. O Institute for Data Storage atua no desenvolvimento de dispositivos de armazenamento de dados, considerando inclusive o projeto e fabricação de memórias (p.ex. memórias não-voláteis) e de discos. Considerando que microeletrônica é uma área de expressão na UFRGS, possíveis pontos de cooperação podem vir a ser identificados.
Como resultado da visita, foi acertada a assinatura imediata de um Acordo de Cooperação entre a A*Star e a UFRGS, visando a promoção de pesquisas conjuntas e o intercâmbio de estudantes. Na sequência, devem ser iniciados contatos diretos entre pesquisadores das duas instituições, a partir dos muitos pontos de contato potenciais que foram identificados.
Links relevantes
A*Star
http://www.a-star.edu.sg/
Institutos de pesquisa – sites individuais dos institutos podem ser acessados através do link
http://www.a-star.edu.sg/