A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou o Edital nº 01/2025 para concurso público de Professor do Magistério Superior, com vagas para diversas áreas. No Instituto de Informática, estão abertas duas vagas para docentes nas seguintes áreas:
Os candidatos selecionados atuarão no ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de estudantes e o avanço da computação na UFRGS. O concurso seguirá as normas do edital, incluindo etapas de avaliação escrita, didática e análise de títulos.
As inscrições estarão abertas de 29 de janeiro a 12 de fevereiro de 2025, e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da UFRGS.
Sobre o Instituto de Informática: O Instituto de Informática (INF) abriga um dos maiores Departamentos de Ciência da Computação no Brasil. Abrange uma ampla gama de áreas de pesquisa e é o berço da indústria de TI no estado do Rio Grande do Sul. O Instituto oferece dois cursos de Graduação (Ciência da Computação e Engenharia de Computação), que são consistentemente classificados entre os melhores do país, de acordo com o Ministério da Educação, meios de comunicação independentes e pesquisas de mercado. O Programa de Pós-Graduação em Computação, criado há 51 anos e portanto um dos primeiros no país, oferece cursos de Mestrado e Doutorado e é avaliado com a nota mais alta (7) pela CAPES, estando entre os melhores Programas no Brasil. O Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica oferece cursos de Mestrado e Doutorado, sendo o único Programa interdisciplinar no país dedicado à Microeletrônica. O INF abriga, ainda, o CEI – Centro de Empreendimentos em Informática. Criado em 1996, é uma das mais importantes incubadoras de empreendimentos e projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do sul do Brasil.
Sobre a UFRGS: A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é a maior universidade pública do sul do Brasil. A UFRGS tem sido consistentemente classificada como uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina, de acordo com avaliação do Ministério da Educação e diversos rankings acadêmicos. Conta com cerca de 2.900 docentes, 30.000 alunos de graduação e 12.000 de pós-graduação, e 2.300 técnico-administrativos.