Encontram-se abertas as inscrições para processo de incubação de empresas no Centro de Empreendimentos em Informática (CEI) da UFRGS. As inscrições para o primeiro ciclo de seleção deverão ser feitas até o próximo dia 31 de agosto. O texto completo do Edital de Ingresso (que normatiza as condições, processo e normas para o processo de incubação), bem como formulários ou modelos que documentos que devem ser encaminhados, encontram-se disponíveis através da página do CEI, no endereço: http://www.inf.ufrgs.br/cei. Quaisquer dúvidas sobre informações não constantes no Edital podem ser encaminhadas através do email . Se desejar, marque sua visita para conhecer as instalações e conversar sobre os procedimentos.
O CEI atua no estímulo ao empreendedorismo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, e sua principal atividade desenvolve-se na incubação de empresas que propõem tecnologias inovadoras como base para seus negócios. É vinculado ao Instituto de Informática da UFRGS e fica localizado no mesmo conjunto de prédios. Assim, constitui-se em um ambiente onde a inovação é favorecida pelo contato com a comunidade de alunos dos melhores cursos de graduação em Computação no Brasil e de um corpo excelente de pesquisadores
A incubação é uma etapa importante na preparação de empresas nascentes de base tecnológica, pois auxilia no aprendizado de processos de gestão, no amadurecimento da empresa, e no contato essencial com outros empresários que atuam como uma comunidade na busca de soluções para dificuldades comuns. A infraestrutura oferecida às empresas – que inclui módulos mobiliados, equipados e com serviços disponíveis, além de ambientes de uso compartilhado – libera os empresários para se dedicarem a aspectos mais técnicos e comerciais dos seus negócios.
As modalidades de incubação oferecidas são: Pré-Incubação, Incubação opção Residente e Incubação opção de Localização Externa, sendo que a forma de ingresso é através da modalidade de Pré-Incubação. Esta modalidade permite o ingresso de pessoas físicas ou de empresas já organizadas. No prazo máximo de 6 meses, deverá ocorrer a organização jurídica da empresa, ser aperfeiçoado o plano de negócios, e ser feito o planejamento preliminar das atividades que deverão ser realizadas ao longo da incubação. Com esses elementos, poderá ocorrer a migração para a modalidade de Incubação propriamente dita.