O Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores da Administração Pública Federal contabilizou, somente no terceiro trimestre de 2016, 3.728 ataques cibernéticos à infraestrutura governamental. Nesse curto período, foram observadas 893 notificações de ataques a sites, além de 770 de vazamento de informações. No Rio Grande do Sul, foram 91 notificações de ataques a sites no mesmo período. No ranking nacional, o estado aparece em segundo lugar, perdendo apenas para São Paulo (124 notificações). Nas formas mais destrutivas, os ciberataques visam ativos secretos de usuários, empresas e nações.
A segurança cibernética envolve a proteção de informações e sistemas contra grandes ameaças, entre elas o terrorismo e a espionagem virtual. Atento a essa necessidade, o INF (Instituto de Informática) da UFRGS oferece a partir de abril o Curso de Especialização em Segurança Cibernética. Com o início das aulas previsto para 5 de maio, o curso proporcionará aos profissionais capacitação e atualização em segurança cibernética, incluindo a proteção de ambientes físicos, de sistemas e da informação. As inscrições foram prorrogadas até 31 de março e podem ser feitas na página do curso.
A Especialização em Segurança Cibernética contará com disciplinas como Fundamentos e Desafios Atuais em Segurança Cibernética, Ataques Cibernéticos e Análise, Gerenciamento de Riscos e Contenção de Ameaças. O curso terá carga horária de 360 horas/aula e será oferecido na modalidade semipresencial (aulas presenciais, provas presenciais e defesa presencial de trabalho de conclusão de curso e demais atividades realizadas no formato EAD – a distância).
Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail ou pelos telefones 3308-7760 e 3308-7745.