Publicado em: 23/05/2023

Daltro Nunes recebe título de Professor Emérito

Distinção reconhece trajetória que impulsionou a pesquisa e a educação em Computação no Brasil. Sessão solene ocorreu nesta segunda-feira, 22

Homenageado tem relevante atuação na área da Computação – Fotos: Gustavo Diehl

Nascido exatamente no dia do aniversário da UFRGS, em 28 de novembro, Daltro Nunes tem, desde a década de 1960, a própria história marcada profundamente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O percurso, iniciado em 1965, com o ingresso no curso de graduação em Engenharia Elétrica, obteve um merecido reconhecimento nesta segunda-feira, dia 22 de maio, com a obtenção do título de Professor Emérito em sessão solene do Conselho Universitário (Consun) presidida pela vice-reitora Patricia Pranke, na Sala dos Conselhos. A proposta para a concessão do título foi feita pelo Instituto de Informática e aprovada pelo Consun da UFRGS (Resolução 207/2021 / Parecer 129/2021).

Daltro continuou seu percurso acadêmico na docência, na área da engenharia de software, no Instituto de Informática, e segue como colaborador convidado no Programa de Pós-Graduação em Computação. Entre 2006 e 2016, foi secretário de Avaliação Institucional da UFRGS.

A solenidade teve como oradora a docente Leila Ribeiro, que destacou na trajetória do seu ex-professor e orientador – e depois colega no Instituto de Informática da UFRGS – o gosto por desafios, a perseverança e a generosidade. Salientou os múltiplos papéis que Daltro desempenhou, como professor, pesquisador, consultor, gestor e outros que contribuíram significativamente para transformar a educação e a pesquisa em Computação no Brasil. Dentre os feitos do professor mencionados no discurso, Leila ressaltou sua visão estratégica, ainda nos anos 1970, a respeito da importância de projetar e fabricar chips no Brasil. Seu empenho nesse tema foi a semente para as pesquisas de excelência desenvolvidas na UFRGS na área da microeletrônica.

O homenageado agradeceu o reconhecimento e fez questão de nominar vários parceiros, colegas docentes e servidores técnico-administrativos que contribuíram para que seus esforços nos mais diferentes papéis assumidos ao longo de sua trajetória culminassem em conquistas importantes para a UFRGS, para o ensino e a pesquisa em Computação no Brasil e para o processo de avaliação institucional do ensino superior.

A vice-reitora falou sobre a relevância da atuação de Daltro Nunes na UFRGS, destacando a importância da área de Informática em todos os segmentos da sociedade e as questões éticas envolvidas na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias. Patricia Pranke agradeceu ao homenageado pelo trabalho realizado na Universidade, afirmando que Daltro é um exemplo de profissional que sabe usar a tecnologia para o bem social e evolução da humanidade.

A cerimônia contou com a presença de familiares e colegas de Daltro, de integrantes do Conselho Universitário, de membros da Administração Central, bem como da diretora do Instituto de Informática Carla Maria Dal Sasso Freitas e do vice-diretor Luciano Paschoal Gaspary.

Perfil

Nascido em 28 de novembro de 1943, o professor Daltro Nunes começou sua formação na graduação na UFRGS em Engenharia Elétrica no ano de 1965. O início da atuação profissional na Universidade deu-se com a vaga de analista de sistemas. Já em 1971, tornou-se docente e foi o primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC), ainda no início da década de 1970.

A continuação da formação acadêmica deu-se com o mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, entre 1971 e 1972, e com o doutorado na Universidade de Stuttgart, entre 1981 e 1985. No início da década de 1990, cursou pós-doutorado na mesma universidade alemã. Em 1996, prestou concurso para professor titular, tornando-se um dos primeiros nesse status no Instituto de Informática.

Com sua atividade numa área emergente, o professor Daltro foi pioneiro em muitas iniciativas da computação na UFRGS e no Brasil. Colaborou na criação de um dos primeiros cursos de pós-graduação nessa área no país, do qual foi coordenador de 1972 a 1980. A partir dos cursos de pós-graduação foi fomentada a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em 1978, tendo o docente da UFRGS como o primeiro vice-presidente da entidade. De 1987 a 1990, Daltro chefiou o Departamento de Informática, formalizado como Unidade Acadêmica em 1989, quando foi criado o Instituto de Informática.

No âmbito institucional, integrou o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e a Câmara de Graduação da UFRGS em diferentes ocasiões, foi membro do Conselho Universitário e do Conselho Deliberativo do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA). De 2006 a 2016, foi secretário de Avaliação Institucional (SAI) da UFRGS. Foi membro do comitê da área de Computação da Capes por dois mandatos (1996-2000).

Uma curiosidade que está relacionada com quase todo o ingressante na UFRGS é que Daltro Nunes é um dos responsáveis pela implementação dos sistemas de correção automatizada do Concurso Vestibular e da média harmônica para cálculo da nota final dos candidatos. Mesmo com a aposentadoria em 2013, ele segue em atividade como docente convidado no PPGC. Com atuação em Engenharia de Software, orientou dezenas de alunos de mestrado, de doutorado e de graduação. Publicou nove livros e mais de uma centena de trabalhos em periódicos e conferências nacionais e internacionais, além de capítulos de livros.

Fonte: UFRGS

Vice-reitora fez a entrega do diploma

Professora Carla Maria Dal Sasso Freitas, diretora do INF conduz o homenageado