Publicado em: 27/07/2009

Defesa de Dissertação de Mestrado em Computação Gráfica dia 28/07 de Jonatas Medeiros

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE INFORMÁTICA

PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
————————————————————

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: Jonatas da Câmara Medeiros

Orientadora: Profa. Dra. Carla Maria Dal Sasso Freitas
Titulo: Construção de Ilustrações com Linhas de Contorno
Área de Pesquisa: Computação Gráfica

Data: 28/07/2009
Hora: 10h
Local: Auditório José Mauro Volkmer de Castilho – Instituto de Informática -UFRGS

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Isabel Harb Manssour (PUC-RS) Profa. Dra. Luciana Porcher Nedel (UFRGS) Prof. Dr. Manuel Menezes de Oliveira Neto (UFRGS)

Presidente da Banca: Profa. Dra. Carla Maria Dal Sasso Freitas

Resumo: Para criar representações do mundo real, ilustradores utilizam técnicas baseadas em princípios perceptuais para criar efeitos e comunicar informação de maneira eficiente e elegante. Nos últimos anos, essas técnicas têm sido adotadas na computação gráfica para melhorar a visualização de dados científicos.
Os ilustradores tradicionais conseguem compor imagens utilizando apenas linhas, gerando representações limpas e simples e com grande poder de comunicar forma. Apesar de alguns trabalhos tentarem reproduzir os efeitos das ilustrações tradicionais com linhas, os princípios perceptuais utilizados pelos artistas ainda não foram bem explorados.
Esses princípios são importantes para gerar uma imagem fácil de interpretar, sem ambigüidades e criar efeitos como focos de atenção, sombreamento, noção de profundidade, etc.
Este trabalho explora as técnicas utilizadas pelos ilustradores profissionais na criação de visualizações digitais, propondo a adaptação de um método chamado perspective contouring, utilizado para criar focos de atenção em ilustrações baseadas em linhas de contorno. O sistema de ilustração desenvolvido utiliza uma interface baseada em esboço para a definição das regiões de interesse, onde se quer dar ênfase, para determinação de curvas de eixo do modelo e para o desenho de curvas de controle dos atributos das linhas de desenho, como espessura e espaçamento. A título de resultado, são apresentadas comparações de imagens criadas por um ilustrador profissional e imagens criadas pelo sistema desenvolvido.

Palavras-chave: visualização ilustrativa, perspective contouring, interface baseada em esboço, desenho com linhas.