Português English
Contato
Publicado em: 10/12/2009

Defesa de Dissertação de Mestrado em Sistemas de Computação, dia 14/12, de Jefferson Luiz Bosa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO


 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO


 

Aluno: Jefferson Luiz Bosa
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Soares Lubaszewski

Titulo: Sistema Embarcado para a Manutenção Inteligente de Atuadores Elétricos
Área de Pesquisa: Sistemas de Computação

Data:  14/12/2009
Hora:  14h
Local: Auditório Prof. José Volkmer de Castilho

Banca Examinadora:
Prof. Dr. João Maurício Rosário (UNICAMP)
Profa. Dra. Èrika Fernandes Cota (UFRGS)
Profa. Dra. Fernanda Gusmão de Lima Kastensmidt (UFRGS)
Presidente da Banca: Prof. Dr. Marcelo Soares Lubaszewski

Resumo:
O elevado custo de manutenção nos ambientes industriais motivou pesquisas de novas técnicas para melhorar as ações de reparos. Com a evolução tecnológica, principalmente da eletrônica, que proporcionou o uso de sistemas embarcados para melhorar as atividades de manutenção, estas agregaram inteligência e evoluíram para uma manutenção pró-ativa.

Através de ferramentas de processamento de sinais, inteligência artificial e tolerância a falhas, surgiram novas abordagens para os sistemas de monitoramento a serviço da equipe de manutenção. Os ditos sistemas de manutenção inteligente, cuja tarefa é realizar testes em funcionamento (on-line) nos equipamentos industriais, promovem novos modelos de confiabilidade e disponibilidade. Tais sistemas são baseados nos conceitos de tolerância a falhas, e visam detectar, diagnosticar e predizer a ocorrência de falhas. Deste modo, fornece-se aos engenheiros de manutenção a informação antecipada do estado de comportamento do equipamento antes mesmo deste manifestar uma falha, reduzindo custos, aumentando a vida útil e tornando previsível o reparo. Para o desenvolvimento do sistema de manutenção inteligente objeto deste trabalho, foram estudadas técnicas de inteligência artificial (redes neurais artificiais), técnicas de projeto de sistemas embarcados e de prototipação em plataformas de hardware. No presente trabalho, a rede neural Mapas Auto-Organizáveis foi adotada como ferramenta base para detecção e diagnóstico de falhas. Esta foi prototipada numa plataforma de sistema embarcado baseada na tecnologia FPGA (Field Programmable Gate Array). Como estudo de caso, uma válvula elétrica utilizada em dutos para transporte de petróleo foi definida como aplicação alvo dos experimentos. Através de um modelo matemático, um conjunto de dados representativo do comportamento da válvula foi simulado e utilizado como entrada do sistema proposto. Estes dados visam o treinamento da rede neural e visam fornecer casos de teste para experimentação no sistema.

Os experimentos executados em software validaram o uso da rede neural como técnica para detecção e diagnóstico de falhas em válvulas elétricas. Por fim, também realizou-se experimentos a fim de validar o projeto do sistema embarcado, comparando-se os resultado obtidos com este aos resultados obtidos a partir de testes em software. Os resultados revelam a escolha correta do uso da rede neural e o correto projeto do sistema embarcado para desempenhar as tarefas de detecção e diagnóstico de falhas em válvulas elétricas.

Palavras-Chave: testes on-line, tolerância a falhas, mapas auto-organizáveis, sistema embarcado, FPGA, manutenção