Publicado em: 16/11/2009

Defesa de Dissertação de Mestrado em Sistemas de Computação dia 16/11, de Andrea Colin Krob

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluna: Andrea Collin Krob
Orientador: Prof. Dr. José Valdeni de Lima
Co-Orientador: Prof. Dr. Valter Roesler

Título: ALMTF: Análise e Validação Experimental Área de Pesquisa: Sistemas de Computação/Redes de Computadores

Data: 16/11/2009
Local:  Auditório José Mauro Volkmer de Castilho

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS)
Prof. Dr. Alexandre da Silva Carissimi (UFRGS)
Prof. Dr. Lisandro Zambenedetti  Granville (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. José Valdeni de Lima

Resumo:
Um dos obstáculos para o uso disseminado do multicast na Internet global é o desenvolvimento de protocolos de controle de congestionamento adequados. Um fator que contribui para este problema é a heterogeneidade de equipamentos, enlaces e condições de acesso dos receptores, a qual aumenta a complexidade de implementação e validação destes protocolos.

Devido ao multicast poder envolver milhares de receptores simultaneamente, o desafio deste tipo de protocolo se torna ainda maior, pois além das questões relacionadas ao congestionamento da rede, é necessário considerar fatores como sincronismo, controle de feedbacks, eqüidade de tráfego, entre outros.
Por esses motivos, os protocolos de controle de congestionamento multicast têm sido um tópico de intensa pesquisa nos últimos anos.

Uma das alternativas para o controle de congestionamento multicast na Internet é o protocolo ALMTF (Adaptive Layered Multicast TCP-Friendly), o qual faz parte do projeto SAM (Sistema Adaptativo Multimídia). Uma vantagem desse algoritmo é inferir o nível de congestionamento da rede, determinando a taxa de recebimento mais apropriada para cada receptor. Além disso, ele realiza o controle da banda recebida, visando à justiça e a imparcialidade com os demais tráfegos concorrentes.

O ALMTF foi desenvolvido originalmente em uma Tese de doutorado e teve a sua validação no simulador de redes NS-2 (Network Simulator). Este trabalho tem como objetivo estender o protocolo para uma rede real, implementando, validando os seus mecanismos e propondo novas alternativas que o adaptem para esse ambiente. Além disso, efetuar a comparação dos resultados reais com a simulação, identificando as diferenças e promovendo as pesquisas experimentais na área.

Palavras-Chave: Controle de congestionamento, IP Multicast, Multimídia.