Português English
Contato
Publicado em: 20/10/2009

Defesa de Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação dia 22/10 de Bruno Carreiro da Silva

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO


DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO


Aluno: Bruno Carreiro da Silva
Orientador: Prof. Dr. Daltro José Nunes
Título: Um Método de Refatoração para Modularização de Interesses Transversais.
Área de Pesquisa: Sistemas de Informação

Data: 22/10/2009
Hora: 13h30
Local:  Sala 104, Prédio 43425, Instituto de Informática

Banca Examinadora
Prof. Dr. Uirá Kulesza  (UFRN)
Prof. Dr. Lúcio Mauro Duarte (UFRGS)
Profa. Dra. Leila Ribeiro (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Daltro José Nunes

Resumo:
Sistemas de software bem modularizados podem trazer diversos benefícios como reusabilidade, compreensão, adaptabilidade, manutenibilidade entre outros. O conceito de separação de interesses está diretamente ligado à idéia de modularização e consiste na capacidade de manter cada interesse em sua própria unidade modular. Um interesse pode estar relacionado tanto a requisitos funcionais como não funcionais e em diferentes níveis de abstração. Algumas das técnicas que têm sido utilizadas para modularização de interesses são a Programação Orientada a Aspectos (POA) e Refatoração. Entretanto, a maioria das propostas de refatoração que envolvem a POA possui limitações para a modularização de interesses transversais. Muitas delas são de granularidade fina. Algumas são definidas imprecisamente e possuem sobreposição de intenções. A seleção e composição de tais refatorações para a modularização de interesses é uma tarefa difícil e não-trivial, além de variar em cada contexto específico, o que dificulta o reuso. Algumas das propostas de refatorações são voltadas especialmente para interesses transversais, no entanto possuem um nível de abstração pouco elevado e encontram-se acopladas a mecanismos específicos de linguagens de programação OO e OA.
Adicionalmente, a aplicação de refatorações deve ser planejada e acompanhada sistematicamente durante o desenvolvimento e manutenção de um software, pois envolve alocação de recursos e avaliação de custo/benefício. O objetivo deste trabalho é apresentar um método de refatoração para modularização de interesses transversais, através de refatorações de granularidade alta, baseado em padrões recorrentes de estruturas transversais (chamados de sintomas). Além disso, como parte do método, propõe-se algoritmos para análise de impacto a fim de apoiar desenvolvedores no processo decisório de aplicação de refatorações candidatas. Inicialmente, dois estudos bibliográficos foram conduzidos:
o primeiro sobre propostas de refatorações que envolvem aspectos e o segundo sobre trabalhos de medição de interesses. Dois estudos de caso foram realizados como forma de avaliar a aplicabilidade da proposta.
Este trabalho de avaliação envolveu 22 interesses de dois sistemas alvos.

Palavras Chave: Refatoração, Moduralização de Interesses Transversais, Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos.