Português English
Contato
Publicado em: 07/09/2017

Destino Noruega

Alunos do INF terão oportunidade de ampliarem seus conhecimentos em Robótica e Inteligência Artificial (IA) na Universidade de Oslo

O grupo de pesquisa RIVA – Robótica Inteligente e Visão Artificial, vinculado ao CNPq, cujos líderes são os professores Dante Barone e Edson Prestes, teve dois projetos de cooperação internacional em pesquisa e formação de recursos humanos aprovados por duas instituições de fomento norueguesas. Com isto, a Universidade de Oslo (UiO) e a UFRGS estão  formando uma parceria que visa a colaboração bilateral entre as duas instituições. Os projetos são para os períodos de 2017 a 2018 e de 2017 a 2019.

As áreas de pesquisa em que atuarão abordam a utilização da Robótica e da Inteligência Artificial (IA) ao auxílio de idosos e de pacientes com doenças relacionadas à saúde mental. Uma das possibilidades que se abre com estes acordos é a oportunidade de alunos do INF passarem alguns meses na Noruega, como alunos de intercâmbio, trabalhando com pesquisas relacionadas aos domínios de interesse de ambas as universidades. Outras possibilidades visam que alunos da UiO desenvolvam  trabalhos de pesquisa em nível de mestrado na UFRGS sob orientação dos pesquisadores ligados ao grupo RIVA.

Na primeira “leva”, dois mestrandos em computação irão representar a UFRGS e o INF nessa jornada. Serão dez meses de estadia no país nórdico, com início em setembro de 2017. Para Guilherme Camelo, mestrando em Ciência da Computação, ”poder trazer os aprendizados adquiridos na Noruega será muito importante para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal”. Também foi selecionado o estudante Rafael Garcia.

A UFRGS já é uma referência em temas e pesquisas relacionadas a computação. Manter uma troca de conhecimentos com uma instituição do porte da Universidade de Oslo só ratifica esta condição. “Podemos afirmar que a UFRGS tem uma projeção internacional nos segmentos da informática e da computação. Com este intercâmbio, temos a oportunidade de fomentar o desenvolvimento de pesquisas e novos conhecimentos nas áreas de Robótica e IA. Além disso, vale destacar que iremos, em conjunto com os pesquisadores noruegueses, desenvolver materiais didáticos frutos desta interação de culturas e conhecimentos”, explica Dante Barone, professor do INF e coordenador desse projeto de intercâmbio.