Português English
Contato
Publicado em: 23/09/2024

Discentes do INF/UFRGS são destaque em concurso internacional da Apple

Thiago Parisotto Dias e Arthur Pinto Sobrosa Lopes, estudantes do INF, foram reconhecidos mundialmente como vencedores da edição 2024 do Swift Student Challenge.

Thiago Parisotto Dias e Arthur Pinto Sobrosa Lopes, ambos estudantes do Instituto de Informática (INF) da UFRGS, foram reconhecidos mundialmente como vencedores da edição 2024 do Swift Student Challenge, um prestigiado concurso promovido pela Apple que premia a inovação e a criatividade no desenvolvimento de software.

Thiago Parisotto Dias, estudante de Engenharia da Computação, destacou-se com o projeto “Parallelo”, um aplicativo educacional voltado para o ensino dos fundamentos do paralelismo em computação. Inspirado pelos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Programação Distribuída e Paralela e Sistemas Operacionais I, ministradas pelo Instituto de Informática, Thiago desenvolveu uma plataforma interativa que visa simplificar conceitos complexos de supercomputação, tornando-os acessíveis a um público mais amplo.

Thiago Parisotto Dias, estudante INF/UFRGS. Foto: arquivo pessoal/Divulgação.

O Parallelo leva os usuários a uma jornada educativa dentro do ambiente virtual do Apple Park, onde uma versão pixel art de Steve Jobs os guia por diversas simulações que demonstram como o paralelismo pode otimizar o desempenho das aplicações computacionais. Através de desafios práticos e explicações lúdicas, o aplicativo oferece uma experiência de aprendizado engajante, permitindo que iniciantes e estudantes mais jovens compreendam como técnicas de paralelismo podem ser aplicadas para acelerar o processamento de dados. O aplicativo está disponibilizado gratuitamente na AppStore, reforçando o compromisso de Thiago em democratizar o acesso ao conhecimento em supercomputação.

Tela do aplicativo educacional Parallelo. Arquivo Pessoal.

Arthur Pinto Sobrosa Lopes, estudante de Ciência da Computação, foi premiado pelo desenvolvimento do aplicativo “Tuco-Tuco”, um jogo educativo inspirado no Projeto Tuco-Tuco, do Departamento de Genética e Zoologia da UFRGS. O jogo é protagonizado por Tuco, um mamífero roedor nativo do litoral sul-brasileiro, atualmente ameaçado de extinção. Arthur utilizou seu conhecimento acadêmico para criar uma narrativa interativa que não apenas diverte, mas também educa os usuários sobre a importância da preservação ambiental.

No aplicativo, os usuários acompanham Tuco em sua jornada para sobreviver às ameaças que enfrenta em seu habitat natural, como a urbanização, o desmatamento e a destruição das dunas. Através de interações com o personagem e uma série de desafios, os jogadores aprendem sobre as causas da extinção do tuco-tuco e são incentivados a refletir sobre como suas ações podem impactar o meio ambiente. O Tuco-Tuco é mais do que um simples jogo; é uma ferramenta educativa que pode ser utilizada por estudantes de Ciências Biológicas e outros interessados em preservação ambiental. Disponível gratuitamente na AppStore, o aplicativo foi projetado para alcançar uma ampla audiência, sensibilizando jovens e adultos sobre a necessidade urgente de proteger espécies ameaçadas.

Tela do aplicativo educacional Tuco-Tuco. Arquivo Pessoal.

O desenvolvimento desses projetos reflete não apenas a criatividade e o talento técnico dos alunos, mas também o sólido embasamento teórico e prático proporcionado pelo Instituto de Informática da UFRGS. Tanto Thiago quanto Arthur aplicaram conhecimentos adquiridos em sala de aula para resolver problemas reais e criar soluções inovadoras com potencial para causar impacto global.

Por fim, as conquistas de Thiago e Arthur demonstram o compromisso do INF com a excelência acadêmica e a inovação, evidenciando como a formação oferecida pelo Instituto capacita seus alunos a se destacarem em competições internacionais e a contribuírem significativamente para suas áreas de estudo. Essas vitórias reafirmam a importância de uma educação voltada para a aplicação prática e a inovação tecnológica, preparando os estudantes do INF para enfrentar desafios globais com criatividade e competência.