Português English
Contato
Publicado em: 30/08/2010

Dissertação de Mestrado em Redes de Computadores

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE INFORMÁTICA

PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO

———————————————————

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: Juliano Araujo Wickboldt

Orientador: Prof. Dr. Lisandro Zambenedetti Granville

Titulo: A Framework for Risk Assessment Based on Analysis of Historical Information of Workflow Execution in IT Systems

Linha de Pesquisa: Redes de Computadores

Data: 31/08/2010

Hora: 11:00

Local: Auditório Verde (Castilhos)- Prédio 43.424

 

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Cristina Moreira Nunes (PUCRS)

Profa. Dra. Ana Cristina Benso da Silva (PUCRS)

Prof. Dr. Antonio Marinho Pilla Barcellos (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Lisandro Zambenedetti Granville

 

RESUMO: Produtos e serviços oferecidos pelas organizações modernas são geralmente projetados, implantados e mantidos por meio de infraestruturas de Tecnologia da Informação (TI) de grande escala. A fim de obter o melhor desempenho dos produtos e serviços oferecidos, é essencial que essas organizações façam uso de práticas adequadas para o gerenciamento dos recursos que compõem as tais infraestruturas. Para esse fim, foram propostos recentemente alguns padrões e bibliotecas de melhores práticas para o gerenciamento de infraestruturas e serviços de TI. Entre as mais amplamente aceitas, tanto da academia quanto na indústria, vale destacar o Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Um ponto comum na maioria desses padrões e bibliotecas é a preocupação explícita com os riscos relacionados as atividades de TI. Lidar proativamente com eventos adversos e favoráveis que possam surgir durante as operações cotidianas pode evitar, por exemplo: atrasos na a implantação de serviços, extrapolação no custo de atividades, falhas previsíveis nos recursos manipulados, e consequentemente, desperdício de dinheiro.

Apesar da sua importância, o gerenciamento de riscos em ambientes de TI, na prática, geralmente sofre pela falta de automação e padronização. Habitualmente, tal gerenciamento é realizado pelos participantes das atividades em entrevistas e brainstorms, o que geralmente acaba consumindo tempo/recursos de forma excessiva e sendo muito impreciso para guiar a tomada de decisão. Portanto, nesta dissertação, um framework para dar suporte a automação de algumas fases cruciais do gerenciamento de riscos é proposto com o objetivo de tornar tal gerenciamento mais simples, rápido e preciso. O framework proposto é direcionado para sistemas de gerenciamento baseados em workflow. A ideia básica é aprender a partir de problemas relatados em workflows executados no passado, a fim de estimar os riscos para execuções futuras. Além disso, são propostos relatórios de risco compreensivos e interativos com o objetivo de facilitar a análise dos mesmos pelos humanos envolvidos.

O framework proposto teve sua aplicabilidade avaliada em dois estudos de caso em áreas relacionadas à TI, a saber: Gerenciamento de Mudanças e Gerenciamento de Projetos de TI. Os resultados demonstram como o framework pode ser útil não apenas para acelerar o processo de estimativa de riscos, mas também para auxiliar a tomada de decisão dos gerentes de projetos e operadores de TI, ao organizar as informações relacionadas aos riscos de forma detalhada e ao mesmo tempo compreensiva. Além disso, a abordagem modular empregada na concepção do framework proposto permite que este seja genérico o suficiente para ser utilizado em diferentes contextos (mudanças e projetos) e, ainda assim, personalizável para se adaptar às exigências mais específicas de cada contexto.

PALAVRAS-CHAVE: Estimativa de Riscos, Gerenciamento de Riscos, Gerenciamento de Mudanças, Gerenciamento de Projetos