Português English
Contato
Publicado em: 21/03/2023

Equipe do INF na final da Maratona de Programação

Formada pelos alunos Gabriel Fagundes da Fonseca, Léo Marco de Assis Hardt e Rodrigo Bervig Rocha, a equipe obteve a melhor colocação do Instituto desde 2012, ficando em 16° lugar entre as equipes participantes.

A equipe “cacetinho instanceof PãoFrancês” formada pelos estudantes de Ciência da Computação, Leo Hardt, Gabriel Fagundes da Fonseca e Rodrigo Bervig Rocha, participou da final brasileira da XXVII Maratona SBC de Programação, realizada em Campo Grande – MS, no último sábado, dia 23. A equipe obteve a melhor colocação do Instituto desde 2012, ficando em 16º lugar entre as equipes participantes. O treinador da equipe foi o professor Rodrigo Machado.

A Maratona é um evento da Sociedade Brasileira de Computação, que existe desde o ano de 1996 e que nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest (ICPC), sendo parte da regional latino-americana do concurso. Durante a competição, as equipes têm cinco horas para resolver um conjunto de problemas de programação.

Essa é a segunda participação em uma final brasileira dos alunos Gabriel e Rodrigo, e a primeira do Léo. Os alunos fazem parte do LPC – Laboratório de Programação Competitiva do Instituto de Informática, projeto apoiado extensivamente em 2022 pela empresa VTEX.

O LPC é um projeto de extensão do Instituto que visa fomentar nos alunos da graduação e pós-graduação a cultura de participação em competições de programação, fomentando o desenvolvimento técnico, a capacidade de raciocínio lógico, e a colaboração e trabalho em grupo para a resolução de problemas computacionais. O hoje é tocado pelos próprios alunos, com o apoio dos professores Weverton Cordeiro e Rodrigo Machado, e se reúne periodicamente para realização de treinos, aulas e competições internas, recebendo sempre novos integrantes interessados em programação competitiva.