A equipe do Instituto de Informática da UFRGS, composta pelos alunos de doutorado Gracieli Posser, Guilherme Flach e Tiago Reimann, pela bolsista de Iniciação Científica, Jozeanne Belomo, orientados pelos professores Marcelo de Oliveira Johann e Ricardo Reis, obtiveram segundo e primeiro lugares, respectivamente, nas duas classificações finais da competição de “Dimensionamento Discreto de Portas Lógicas”, realizada no ACM ISPD – International Symposium on Physical Design, Napa, CA, 25-28 de março, promovido pela ACM/SIGDA e tendo co-promoção técnica da IEEE CAS Society.
Na próxima segunda-feira, (9/4), às 15h30min, no auditório do Centro de Eventos do Instituto de Informática (prédio 67), acontecerá a apresentação da ferramenta desenvolvida.
Da esquerda para a direita: Professor Marcelo Johann, Gracieli Posser (aluna de doutorado do PPGC), Guilherme Flach (aluno de doutorado do PGMicro), Jozeanne Belomo (bolsista IC), Tiago Reimann (aluno de doutorado do PGMIcro), professor Ricardo Reis.
Foto: Lucas Cavalheiro – aluno de Mestrado
A competição foi organizada por pesquisadores da Intel, e reflete o problema de redução de potência estática em blocos típicos de circuitos de alto desempenho, como processadores, atendendo a restrições de atraso, carga, e “slew”, pela seleção de portas de uma biblioteca, com tamanhos discretos e diferentes opções de tensão de limiar (Vth). Este é um problema de otimização, difícil de tratar para circuitos atuais grandes, pois a função objetivo não é contínua e precisa considerar modelos de atraso baseados em tabelas (não analíticos), entre outros fatores. Isto tem atraído novamente a atenção de diversos pesquisadores para o assunto, com várias publicações importantes nos últimos anos.
Inicialmente 32 equipes se inscreveram na competição, e 18 participaram com a submissão de sua implementação final, representando algumas das melhores universidades de várias partes do mundo, principalmente dos USA e Ásia. As equipes foram classificadas segundo dois critérios: resultado absoluto, com avaliação detalhada de atraso fornecida por uma ferramenta comercial, e melhor relação entre tempo e qualidade. O anúncio dos primeiros colocados foi feito agora no final da tarde de quarta-feira, no evento, na sessão dedicada ao problema de dimensionamento de portas. A equipe da UFRGS foi a segunda colocada na primeira classificação e foi a primeira colocada na classificação de tempo relativo. Informações detalhadas estarão disponíveis na página do evento em breve.
A submissão da equipe da UFRGS foi feita com ideias, estratégias e esforço dos próprios alunos, sem limitar-se a orientações pré-estabelecidas pelos professores, e empregou diversas técnicas clássicas como a regra de “fanout of 4”, esforço lógico e principalmente “simulated annealing”, adaptado com diversas heurísticas. A equipe está de parabéns pelo grande resultado, que representa sua notável capacidade, empenho, e coordenação para gerar um programa com o trabalho em grupo efetivo. A premiação reafirma que o trabalho de pesquisa desenvolvido na UFRGS encontra-se no estado da arte internacional e que os alunos tem condições de competirem globalmente com soluções eficientes e inovadoras.
Link do evento: http://archive.sigda.org/ispd/contests/12/ispd2012_contest.html