No último sábado dia 10/9 foi realizada a etapa regional da Maratona SBC de Programação 2016. Esse ano foram 2337 alunos organizados em 779 times de 231 escolas de todo o país, que competiram em 49 sedes por uma das 60 vagas na final brasileira. A prova consistiu de 12 problemas a serem resolvidos em 5 horas (http://maratona.ime.usp.br/vagas16.html).
O INF competiu com 8 times na super-sede RS (formada pelas sedes da PUC-RS e UFSM, e com 19 times de 6 escolas ao todo). As três equipes mais bem colocadas na competição foram do INF. Enquanto a equipe campeã conseguiu resolver 6 problemas, as outras duas conseguiram resolver 4. Todos os oito times do INF resolveram pelo menos dois problemas. Este resultado é muito positivo, pois os problemas são muito desafiadores.
Somente o 1º lugar da super-sede RS classifica-se para a final nos dias 11 e 12 de novembro em Belo Horizonte – MG, e o time “UFRGS Code Runners”, formado pelos alunos Rafael Garcia, Lucas Nodari e Marcelo Vasques, e treinados por Alex Gliesch (aluno de mestrado e finalista da edição 2015 da maratona), conquistou essa vaga.
Os professores Weverton Cordeiro e Rodrigo Machado assumiram esse ano a missão de fomentar no INF a cultura de participação na maratona, realizando uma série de iniciativas com este fim. Weverton destaca com alegria o grande número de participantes e o interesse despertado em alunos do início do curso. Também apoiaram este esforço os professores João Comba, Mariana Recamonde Mendoza e Rodrigo Ruas Oliveira, além da Direção do INF.
A lista completa dos times do INF/UFRGS e o ranking da super-sede RS (sedes PUC-RS + UFSM) é: