Português English
Contato
Publicado em: 06/11/2015

Equipe do PGMicro/UFRGS premiada no ICCAD

Equipe do PGMicro/UFRGS premiada no ICCAD 2015 Contest on Incremental Timing-Driven Placement

 

Cerimônia de entrega do Award: Mateus Fogaça (mestrando no PGMicro/UFRGS) ; Jucemar Monteiro (doutorando no PGMicro/UFRGS); Coordenadores do Contest e Prof. Marcelo Johann.

Cerimônia de entrega do Award: Mateus Fogaça (mestrando no PGMicro/UFRGS) ; Jucemar Monteiro (doutorando no PGMicro/UFRGS); Coordenadores do Contest e Prof. Marcelo Johann.

As equipes brasileiras foram as grandes vencedoras do ICCAD 2015 – Contest em Incremental Timing-Driven Placement. As equipes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e do PGMicro/UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente. A premiação ocorreu na noite de segunda-feira, 02 de novembro, em sessão especial do ICCAD (International Conference on Computer-Aided Design), em Austin, Texas (EUA).

É o quarto ano seguido que a equipe do PGMicro/UFRGS é premiada em competições internacionais de desenvolvimento de ferramentas de CAD para a microeletrônica. Em 2012, a equipe do PGMicro/UFRGS ganhou primeiro lugar e segundo lugar na competição de dimensionamento de transistores do ISPD, em 2013 ganhou o primeiro lugar na mesma competição, e em 2014 ganhou o primeiro lugar na competição de posicionamento do ICCAD. Neste ano o resultado foi ainda mais expressivo, com uma dobradinha brasileira no podium.

As equipes vencedoras foram:
1º lugar: Equipe da UFSC :
– Vinícius Livramento (doutorando no PGEAS/UFSC)
– Chrystian Guth (aluno de mestrado no PPGCC/UFSC)
– Renan Netto (aluno de mestrado no PPGCC/UFSC)
– Profs. José Luís Güntzel e Luiz Cláudio V. dos Santos (orientadores, INE/UFSC) – O prof. José Guntzel fez doutorado no PPGC (orientador: Prof. Ricardo Reis).

2º lugar Equipe da UFRGS:
– Guilherme Flach (doutorando no PGMicro/UFRGS)
– Jucemar Monteiro (doutorando no PGMicro/UFRGS)
– Tiago Reimann (doutorando no PGMicro/UFRGS)
– Mateus Fogaça (mestrando no PGMicro/UFRGS)
– Profs. Marcelo Johann e Ricardo Reis (II/UFRGS)

A exemplo do ano passado, a competição foi organizada por pesquisadores da IBM e contou com o apoio da IEEE Circuits and Systems Society (CASS), Council for Electronic Design Automation (CEDA) e ACM Special Interest Group on Design Automation (SIGDA).

As equipes trabalharam durante 7 meses para criar uma ferramenta, que a partir do posicionamento inicial do circuito (com até dois milhões de células), otimiza o atraso através do reposicionamento de células, respeitando restrições de densidade de ocupação e deslocamentos máximos. As equipes brasileiras apresentaram os melhores resultados dentre todas as 42 equipes registradas, oriundas de Taiwan, China Continental, Hong Kong e EUA.

Os executáveis foram submetidos há cerca de dois meses, e testados pelos organizadores do concurso (composto por pesquisadores da IBM) com circuitos previamente conhecidos pelos competidores e alguns outros ocultos. Essa competição, assim como as outras organizadas no contexto do ICCAD e também do ISPD, propõem problemas-chave da área de EDA (Electonic Design Automation) para os quais academia e indústria buscam atrair mais atenção e procurar algoritmos inovadores. Em outras palavras, tais problemas representam o estado da arte da indústria de micro e nanoeletrônica.

As pesquisas nos temas de EDA realizadas pelas equipes da UFSC e da UFRGS têm recebido apoio financeiro de CAPES e CNPq por meio de diversos projetos, como INCT-Namitec, PRONEX CNPq-Fapergs, Edital Universal CNPq, PDTI-CNPq, Bolsas de Mestrado e Doutorado CNPq e Capes, Bolsas de IC CNPq e Fapergs.