A equipe “South Brazil” formada pelos alunos de doutorado, Gracieli Posser, Guilherme Flach e Tiago Reimann da UFRGS, e pelo recém-mestre Vinicius Livramento, da UFSC, bem como pelos bolsistas de IC Chrystian Guth e Renan Netto, também da UFSC, orientados pelo professor Marcelo Johann e pelos Profs. Ricardo Reis e José Luís Güntzel, obtiveram o primeiro lugar na classificação principal da competição de “Dimensionamento Discreto de Portas Lógicas”. A competição foi realizada no ACM ISPD – International Symposium on Physical Design de 2013, Lake Tahoe, NV, 24-27 de março, promovido pela ACM/SIGDA e tendo copromoção técnica da IEEE CAS Society.
A competição foi organizada por pesquisadores da Intel e reflete o problema de redução de potência estática em blocos típicos de circuitos modernos, como processadores, atendendo a restrições de atraso, carga, e “slew”, pela seleção de portas de uma biblioteca, com tamanhos discretos e diferentes opções de tensão de limiar (Vth). Este é um problema de otimização difícil de tratar para circuitos atuais grandes, pois a função objetivo não é contínua e precisa considerar modelos de atraso baseados em tabelas (não analíticos), entre outros fatores. A equipe da UFRGS obteve dois prêmios no ano passado (segundo e primeiro lugares nas duas classificações). A série de competições do ISPD tem por tradição abordar um mesmo tema em dois anos consecutivos. Neste segundo ano de dimensionamento discreto, além dos novos algoritmos e resultados obtidos por diferentes pesquisadores no período, foram incluídos na competição os atrasos de interconexão e circuitos mais difíceis.
A implementação submetida pela nossa equipe, obteve o melhor resultado em 14 dos 16 casos de teste, circuitos variando de algumas dezenas de milhares de portas até próximo de um milhão de portas, em versões de alto desempenho ou baixa potência. Os algoritmos empregados são resultado de um esforço de pesquisa que envolve a colaboração entre a UFRGS e a UFSC, apoiada pelo projeto NAMITEC e confirmam os resultados positivos gerados e publicados nos últimos meses. O principal método empregado é uma formulação de Relaxação Lagrangeana, sendo resolvida por uma série de algoritmos e heurísticas rápidas, alguns desses mecanismos já descritos na literatura, outros combinados, adaptados ou desenvolvidos por nossos alunos.
A equipe está novamente de parabéns pelo grande resultado, que confirma sua notável capacidade, empenho, e coordenação para fazer pesquisa avançada e gerar uma ferramenta robusta com o trabalho coordenado em grupo.