Publicado em: 14/07/2015

Estudantes do INF ganham prêmio no IEEE World Haptics 2015

Alunos do Instituto de Informática da UFRGS ganharam o terceiro lugar no “Student Innovation Challange”, em evento do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers, o IEEE World Haptics Conference 2015. Os estudantes Gabriel Figueiredo, Matheus Tura e Bruno Cattelan, da graduação, e Wagner Rampon, da pós-graduação, criaram uma proposta de aplicativo para o aparelho T-Pad Phone e ficaram entre os finalistas. Os alunos integram o grupo de pesquisa do Prof. Anderson Maciel, e a participação dos alunos no evento, contou com o apoio do CEI-INF/UFRGS – Centro de Empreendimentos em Informática.  Vídeo:  https://youtu.be/mmrmH1qEPOs

A entrega do prêmio foi durante IEEE World Haptics Conference 2015 que aconteceu entre os dias 22 e 26 de junho em Chicago (EUA), onde dois componentes do grupo foram  apresentar o aplicativo e receber o prêmio: um Microsoft Surface Pro 3 para cada membro da equipe. Além disso, durante o decorrer do concurso, a equipe do Prof. Maciel, por ter ficado entre as 10 melhores, recebeu um T-Pad para implementar a ideia de app.

T-Pad Phone: é um telefone com display tátil. Ele muda de atrito, resistência ou força, quando você desliza o dedo pela tela. Mais informações em: http://www.thetpadphone.com/

Proposta de app, que possibilita uma nova forma de colocar a senha de acesso no celular, desenvolvida pelos alunos do INF-UFRGS:

Invisible Password: Password typing and pattern drawing are widely spread ways to grant access to systems. However, both are vulnerable to malicious users that can sneak around and look while you type or drag. Current biometric solutions have implications on the user agreeing to supply very personal data, such as fingerprint or iris pattern. Moreover, multi-user access with biometry is limited, as authorization is only possible to a new user if they are present to be signed up. A haptic password, on the other hand, can provide anonymity and can be shared others. The idea is to use friction-based barcodes. First, the user creates a numerical password. Afterwards, in a continuous route-independent drag, the user counts high-friction tactile lines separated by random spaces. When the touch is interrupted, the current count becomes one numerical input. When all the inputs are inserted in the correct order, the access is granted.

Publicado em:

Estudantes do INF ganham prêmio no IEEE World Haptics 2015