Publicado em: 14/07/2021

Ex-aluno do PPGC, Jean Luca irá para um pós-doutorado na Universidade de Berkeley

Jean Luca irá ingressar no laboratório Lawrence Berkeley National, para atuar em pesquisa de gerenciamento de sistemas de arquivos, objeto da sua tese.

O Ex-aluno do Programa de Pós-graduação em Computação da UFRGS, Jean Luca Bez, que recentemente defendeu sua tese de doutorado, já está colhendo os frutos de sua pesquisa. Isso porque ele foi selecionado para iniciar um pós-doutorado no Lawrence Berkeley National Lab (LBNL) junto ao Scientific Data Management Group (SDM).

O SDM desenvolve tecnologias e ferramentas para acesso eficiente a dados, armazenamento de dados, análise de dados e gerenciamento de grandes conjuntos de dados científicos. O Berkeley Lab é um laboratório nacional dos Estados Unidos que realiza pesquisas científicas em nome do Departamento de Energia (DOE). Junto ao laboratório está o National Energy Research Scientific Computing Center (NERSC) que hospeda dois supercomputadores, o Cori e o recém-lançado Perlmutter.

Dos anos 1950 até o presente, o Berkeley Lab manteve seu status como um importante centro internacional de pesquisa em física e também diversificou seu programa de pesquisa em quase todos os domínios da investigação científica. Sua missão é resolver os problemas científicos mais urgentes e profundos que a humanidade enfrenta, realizar pesquisas básicas para um futuro energético seguro, compreender os sistemas vivos para melhorar o meio ambiente, a saúde e o suprimento de energia, compreender a matéria e a energia no universo, construir e operar com segurança principais instalações científicas para o país e treinar a próxima geração de cientistas e engenheiros.

As 20 divisões científicas do Laboratório estão organizadas em seis áreas de pesquisa: Ciências da Computação, Ciências Físicas, Ciências da Terra e Ambientais, Biociências, Ciências da Energia e Tecnologias da Energia. Realizações científicas notáveis no laboratório desde a Segunda Guerra Mundial incluem a observação do antipróton, a descoberta de vários elementos transurânicos e a descoberta do universo em aceleração. Desde o seu início, 13 pesquisadores associados ao Berkeley Lab (Ernest Lawrence, Glenn T. Seaborg, Edwin M. McMillan, Owen Chamberlain, Emílio G. Segrè, Donald A. Glaser, Melvin Calvin, Luis W. Alvarez, Yuan T. Lee, Steven Chu, George F. Smoot, Saul Perlmutter e Jennifer Doudna), receberam o Prêmio Nobel de Física ou o Prêmio Nobel de Química. Além disso, vinte e três funcionários do Berkeley Lab, como contribuintes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, compartilharam o Prêmio Nobel da Paz de 2007 com o ex-vice-presidente americano Al Gore.

Sob a orientação do Prof. Philippe Navaux e coorientação do Prof. Antônio Côrtes Rosseló, a pesquisa de doutorado de Bez intitulada “Dynamic Tuning and Reconfiguration of the I/O Forwarding Layer in HPC Platforms”, ligada à linha de pesquisa Computação de Alto Desempenho e Sistemas Distribuídos, busca orientar as estratégias de otimização das operações de entrada e saída através da identificação do padrão de acesso das aplicações (isto é, como as aplicações científicas acessam seus dados). As operações de Entrada e Saída, também conhecidas por Input and Output (I/O), são um gargalo para um número crescente de aplicações científicas em plataformas de computação de alto desempenho (HPC). Além disso, tem o potencial de impactar criticamente o desempenho da próxima geração de supercomputadores.

Para dar início ao curso, Jean teve que estabelecer moradia na Califórnia, Estado onde fica o laboratório. Inicialmente ele vai colaborar em novos projetos que buscam melhorar o desempenho de entrada e saída para diversas aplicações científicas na próxima geração de supercomputadores. Seu objetivo é seguir carreira de pesquisador, buscando soluções na área de armazenamento e acesso eficiente de dados, que possam ter um impacto nos vários domínios da ciência e que dependem de supercomputadores para avanços em pesquisa.

“Quando soube que fui aceito para o pós-doc (após várias etapas de entrevistas) fiquei extremamente feliz e empolgado com a possibilidade de atuar em um excelente e conceituado laboratório, junto a vários cientistas e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Já sabia dos desafios que teria pela frente ao fazer uma mudança dessas, principalmente durante o período em que vivemos. No entanto com suporte da minha família e amigos e com todo planejamento e cuidado, foi possível dar os primeiros passos nessa aventura com segurança e saúde”, finaliza Jean Luca.