Português English
Contato
Publicado em: 13/06/2025

Fórum Brafitec

Um grupo de professores da UFRGS, coordenadores de projetos BRAFITEC (programa CAPES de intercâmbio de alunos de engenharia com a Franca) participou do Fórum BRAFITEC 2025, em Paris Orsay, nos dias 12 e 13 de Junho. Os professores do Instituto de Informática Lucas Mello Schnorr e Nicolas Maillard, juntamente aos professores Fernando Gonçalves Amaral (Engenharia de produção), João Manoel Gomes da Silva Jr. (Engenharia de Controle e Automação), José Antônio Mazzaferro (Engenharia mecânica), Luciane Ferreira Trierweiler (Engenharia química), Marcelo Farenzena (Engenharia química), Maurício Paixão (IPH/Engenharia ambiental), Raphael Brum (Engenharia elétrica) e Vinicius Karlinski de Barcellos (Engenharia Metalúrgica), compõem a delegação da UFRGS no fórum e participam dos debates e apresentações sobre o programa.

Eles representam os projetos “Formação de Engenheiros para Sistemas Ciberfísicos”, “Programa 6 + 5: Formação generalistica e especialista para a contribuição do Engenheiro na sociedade”, “Qualificação na Formação de Engenheiros com Foco em Materiais e Processos Avançados de Manufatura “, “EcoMobile: Programa de Formação de Engenheiros em Eco-design de Objetos Comunicantes”, “Engenheiros globais para uma engenharia verde”, “Engenharia de Gestão Sustentável da Água e do meio ambiente”, e “RESUME – Resiliência e Sustentabilidade em Época de Mudanças Climáticas nas Engenharias”.

O número significativo de propostas mostra a importância do programa na UFRGS, que existe desde 2005 e conecta o curso de computação e cursos de engenharia a intercâmbios de alunos com a França. De 2018 a 2024, foram 162 alunos da UFRGS que ganharam uma bolsa BRAFITEC, tornando a universidade a terceira no país que mais realizou esta ponte, e com a maior quantidade de projetos aprovados. 

Estes projetos desdobraram-se, ao longo dos anos, também em convênios de dupla diplomação, com o IP Paris (Telecom Paris , Telecom Sud Paris e ENSTA), as Ecoles Centrales de Lyon, Lille, Nantes, Centrale Méditerranée (Marseille) e CentraleSupélec (Paris), CPE Lyon e ENSTA, a Polytech Montpellier e a Grenoble-INP UGA.

Participam também do Fórum representantes da CAPES, a agência de fomento do programa BRAFITEC.