A introdução de conceitos de economia durante a formação de consultores de segurança gera profissionais capazes de tomar decisões técnicas baseadas em um planejamento financeiro eficiente. Pensando nisso, o GT-IMPACTO desenvolveu uma ferramenta educacional que usa simulações para ensinar conceitos de cibersegurança e modelos econômicos. Seu objetivo é oferecer oportunidades para que os alunos de cursos de cibersegurança desenvolvam habilidades práticas de planejamento financeiro.
A plataforma IMPACTO traz cenários de estudo que simulam a infraestrutura de segurança de empresas hipotéticas, incluindo o setor de atuação da empresa e seus investimentos anteriores em cibersegurança. Essas informações são utilizadas para fornecer uma análise de riscos baseada em relatórios de segurança publicados por empresas do ramo. Interagindo com o cenário, o aluno pode modificar as medidas de segurança presentes na infraestrutura e observar seu impacto na análise de risco. A plataforma oferece também uma análise econômica do cenário, levando em conta a probabilidade de ataques bem-sucedidos, o valor dos ativos da empresa e seu investimento em segurança para calcular o valor de investimento ótimo – e verificar se a empresa simulada está gastando acima ou abaixo do necessário.
O projeto IMPACTO foi desenvolvido em parceria com o programa Hackers do Bem, da RNP, com encerramento em julho de 2025. A plataforma IMPACTO foi utilizada durante o minicurso “Saúde Sob Ataque: Da Avaliação de Riscos ao Desenvolvimento de Estratégias de Investimentos em Cibersegurança na Área da Saúde”, no Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS 2025). A ferramenta também foi selecionada para publicação no Salão de Ferramentas do Simpósio Brasileiro de Cibersegurança (SBSeg 2025). Um servidor de testes está disponível em https://gt-impacto.inf.ufrgs.br/. Interessados podem entrar em contato com o coordenador prof. Jéferson Nobre, ou através do site do projeto.