Português English
Contato
Publicado em: 13/10/2016

ICTAI-2016 tem dois artigos do PPGC aceitos

Professora e alunos do INF têm 2 artigos aceitos no ICTAI-2016

ictai2016

Estudantes do Pós-graduação em Computação do INF-UFRGS tiveram 2 artigos aceitos no ICTAI-2016 que descrevem os estudos desenvolvidos sob orientação da professora Mara Abel. O ICTAI (IEEE International Conference on Tools with Artificial Intelligence) é uma conferência qualis A2 em computação, sendo reconhecida pela sua relevância na área da Inteligência Artificial Aplicada.

A professora Mara Abel apresentará os trabalhos no evento, que ocorrerá em San Jose, EUA, entre 06 e 08 de Novembro de 2016. O artigo “A novel approach for density-based instance selection“, de autoria de Joel Luis Carbonera, ex-doutorando do PPGC, constitui uma extensão de uma abordagem que é parte da sua tese de doutorado. O artigo descreve uma nova abordagem para a tarefa de seleção de instâncias. Esta tarefa costuma ser realizada como uma etapa de pré-processamento em tarefas de aprendizado de máquina visando a redução do conjunto de treinamento, mantendo-se apenas um subconjunto reduzido de dados que permita o treinamento de modelos com uma acurácia próxima à obtida por modelos treinados utilizando o conjunto completo de dados. A abordagem proposta seleciona as instâncias que são localmente mais densas e possui performance comparável ou superior à performance das abordagens no estado da arte, e possui uma complexidade temporal significativamente inferior às destas. O artigo “An Ontology-Based Conceptual Framework to Improve Rock Data Quality in Reservoir Models“, resultado do trabalho de mestrado realizado no PPGC, é de autoria de Luan Fonseca Garcia, atual doutorando do programa, e co-autoria de Vinícius Medeiros Graciolli, mestrando do PPGC, além da participação dos professores Luiz Fernando de Ros, do Instituto Geociências da UFRGS, e da professora Mara Abel, do INF.

O projeto é financiado pela empresa ENDEEPER, que desenvolve software para aplicações em exploração de petróleo. No artigo, é apresentado um framework conceitual com o intuito de tornar acessível o dado extraído diretamente da rocha em modelos de reservatório de petróleo. O framework é baseado em uma ontologia de domínio para o conceito de Petrofácies de Reservatório, no domínio da Geologia de Petróloe, e métodos para calibração de logs de poço. O framework tem como hipótese a produção de modelos de reservatório de melhor qualidade ao incorporar dados de observação direta da rocha.