Português English
Contato
Publicado em: 04/05/2012

INF apresenta 1º chip resistente à radiação solar

O Instituto de Informática da UFRGS e o NSCAD Microeletrônica apresentam o 1º chip para utilização no espaço, que poderá ser utilizado em futuros satélites nacionais miniaturizados conhecidos como nano-satélites, cuja função principal é o monitoramento do espaço. O projeto contou com financiamento da Agência Espacial Brasileira (AEB), CNPq e FINEP.

Carla Freitas, Luís Lamb, Fernanda Kastensmidt
Foto: Amanda Coelho – Setor de Comunicação

O protótipo desenvolvido em solo gaúcho, composto por dois processadores, utiliza técnicas para detectar falhas decorrentes de tal interferência e corrigi-las automaticamente, garantindo o correto funcionamento do sistema. Os testes dos primeiros 15 protótipos, sob e sem efeito de radiação, estão agendados para o primeiro semestre deste ano no Instituto de Estudos Avançados (IEAv) em São José dos Campos – SP.

Chips operando no espaço estão sujeitos a interferência de radiação proveniente principalmente da atividade solar. Em momentos em que a atividade do sol está mais elevada como presenciamos no final de janeiro, há um aumento da taxa de erros em componentes eletrônicos operando em satélites, podendo causar o falhas em sistemas de GPS e telecomunicação.

Com a metodologia de projeto desenvolvida no NSCAD para este circuito, é possível a redução de até 75% do tempo necessário para projetar um novo chip de mesma funcionalidade com novos componentes tolerantes a falhas. Reduzindo, assim, o tempo para novas pesquisas nesta área.

Projeto
Coordenado pela professora Fernanda Gusmão de Lima Kastensmidt do Instituto de Informática da UFRGS, o projeto tem como objetivo desenvolver técnicas de proteção a falhas e avaliar sua eficiência em processadores na área aeroespacial. Este chip é um primeiro passo para a independência tecnológica na área espacial e possibilitará, num futuro, o lançamento de satélites 100% com tecnologia brasileira. Mais informações sobre o chip: www.nscad.org.br/site/nsc21101

INF-UFRGS: O Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (INF-UFRGS) é uma instituição pública a serviço da sociedade e comprometida com a educação e a produção do conhecimento. O INF-UFRGS é um centro de excelência de classe internacional em educação, pesquisa e inovação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação.
NSCAD é uma organização brasileira que foca em suporte, treinamento e projeto de circuitos integrados. O NSCAD é responsável pelo Centro de Treinamento do Programa Nacional de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados (CI-Brasil) localizado em Porto Alegre.
AEB: Agência Espacial Brasileira (AEB) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) responsável por formular e coordenar a política espacial brasileira. O projeto foi apoiado dentro do Edital Uniespaço 2010.
CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.
FINEP: Financiadora de Estudos e Projetos é uma empresa pública vincula ao CTI .