Português English
Contato
Publicado em: 18/04/2012

INF desenvolve projeto de inovação tecnológica para videocirurgia

O Instituto de Informática da UFRGS em parceria com a Santa Casa de Porto Alegre lançaram na manhã do dia 17 de abril, a Sala Cirúrgica Multimídia Avançada, instalada no Hospital Santa Clara para procedimentos de alta complexidade por videocirurgia. O projeto foi desenvolvido pela equipe do Laboratório PRAV (Projetos em Áudio e Vídeo) do Instituto , coordenada pelo prof. Valter Roesler. É a primeira sala com tecnologia 100% nacional e atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde e conveniados. O projeto teve como patrocinador o governo federal, através da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e, também, a empresa i9Access – incubada no Centro de Empreendimentos em Informática do INF-UFRGS.

Luís Lamb – Diretor do Instituto de Informática, Valter Roesler – Coordenador do Laboratório PRAV, Alécio Binotto – i9Access, João Schmidt – Pró-reitor de Pesquisa da UFRGS.

Equipe do Laboratório PRAV:
Em pé da esquerda para a direita: Guilherme Longoni, Filipe de Souza Santos, Leonardo Borba, Vinícius Goulart, Diego Bonesso, Alécio Binotto.
Abaixo, da esquerda para a direita: André Rodrigues Olivera, Helena Michaelsen Roesler, Valter Roesler, Guilherme Lazzarotto de Lima.
Ausentes: Ronaldo Husemann, César Henrique Machado.

Conforme o prof. Roesler, “a Sala Cirúrgica Multimídia Avançada possui uma ampla gama de utilizações, desde cirurgias videolapararoscópicas locais em alta definição, até usos avançados como orientação remota, cirurgias assistidas a distância e transmissão de uma cirurgia para diversos locais”. A Sala possibilita o contato da equipe de cirurgia com especialistas fora do bloco, a partir de acesso à internet, bem como possibilita conversas ao vivo e a verificação dos procedimentos via on-line, utilizando um tablet ou até mesmo um telefone celular com 3G.
Compareceram ao evento, o pró-reitor de Pesquisa da UFRGS, João Edgar Schimdt; o diretor do Instituto de Informática da UFRGS, Luis da Cunha Lamb; o diretor médico do Hospital Santa Clara, Dr. Roberto Pelegrini Coral; o chefe do Serviço de Urologia da Santa Casa, Dr. Mirandolino Batista Mariano, entre outras autoridades médicas, órgãos públicos e imprensa.