O Instituto de Informática da UFRGS teve uma participação expressiva na 25ª edição do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS), que foi realizada em Porto Alegre, de 9 a 13 de junho de 2025, na Unisinos Porto Alegre. Esta edição foi especialmente significativa por marcar os 25 anos do principal evento nacional dedicado à integração entre computação e saúde, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio da Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS).
A professora do INF/UFRS, Mariana Recamonde-Mendoza, atuou como chair da trilha de minicursos, que nesta edição recebeu 16 propostas em temas de grande relevância na temática do evento. Após o processo de revisão por pares duplo-cego, foram selecionadas oito propostas que serão apresentadas durante o evento, no dia 10/06. Três dos minicursos selecionados contam com a participação de docentes, discentes e pós-doutorandos do INF:
O INF também se destaca no Concurso de Teses e Dissertações, com três trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Computação (PPPGC) selecionados dentre os finalistas: a Tese de doutorado “Automating Risk of Bias Inference in Clinical Studies”, de Abel Corrêa Dias, orientado pelos professores João Luiz Dihl Comba e Viviane Moreira, a Dissertação de mestrado “Deep Learning Applied to Non-Invasive ECG Pregnancy Monitoring: Fetal ECG Recovery and QRS Complex Detection” de Julia Corrêa Remus, orientada pelo Prof. Thiago Lopes Trugillo da Silveira e a Dissertação de mestrado “Graph Neural Networks for Heart Failure Prediction on an EHR-Based Patient Similarity Graph”, de Heloisa Oss Boll, orientada pela Profa. Mariana Recamonde-Mendoza e pelo Prof. Stefan Byttner (Halmstad University).
Na trilha de artigos completos, diversos trabalhos com participação do INF foram apresentados:
Além disso, um artigo em andamento também foi discutido no evento, intitulado “Can Data Complexity Measures Detect Pre-Training Bias in Machine Learning? A Case Study with Health Data” de autoria dos alunos Gabriel Difforeni Leal, Diego Dimer Rodrigues, Júlia Mombach da Silva, orientados pela Profa. Mariana Recamonde-Mendoza. O INF ainda conta com um trabalho aceito na trilha de Ferramentas e Aplicações, intitulado “RoBIn Chatbot: Leveraging LLMs for Automated Risk of Bias Assessment in Clinical Studies”, de Abel Corrêa Dias, Profa. Viviane Pereira Moreira e Prof. João Luiz Dihl Comba.
A forte presença do INF no SBCAS 2025 evidencia o talento e a dedicação de seus pesquisadores em transformar a saúde por meio da ciência e da tecnologia, e seu compromisso com a produção científica de alto impacto social.
A programação completa e mais detalhes sobre a realização do SBCAS 2025 podem ser acessadas no site do evento, disponível em: https://www.sbcas2025.com/