
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Instituto de Informática (INF), foi selecionada, no dia 16/04/2025, para integrar a Rede de e-Ciência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O INF, que liderou a submissão do projeto, trabalhou em parceria com o Instituto de Física (IF), o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) e o Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia (CEPSRM). A Rede de e-Ciência é uma infraestrutura dedicada a centros de pesquisa que atuam com “big science”, ou seja, que possuem requisitos avançados de processamento, análise, transmissão e armazenamento de grandes volumes de dados, como os utilizados em pesquisas sobre eventos climáticos extremos.
O INF será o responsável por hospedar a infraestrutura necessária para a rede, utilizando seu datacenter para oferecer conexões com velocidade mínima de 100 Gb/s. Essa velocidade é mil vezes mais rápida do que a média das conexões residenciais no Brasil, permitindo o avanço de pesquisas científicas de alto impacto nos mais diversos contextos de pesquisa do IF, IPH e CEPSRM. A rede e-Ciência é dedicada exclusivamente à transferência de dados científicos, sendo isolada da internet tradicional para garantir maior segurança e desempenho nas trocas de informações.
Com essa seleção, o INF, em nome da UFRGS, passará a integrar um grupo seleto de instituições que fazem parte da Rede de e-Ciência, reforçando o papel da universidade na inovação tecnológica e na colaboração científica multidisciplinar em diversas áreas do conhecimento.
Mais informações podem ser encontradas em: https://www.rnp.br/mais-seis-instituicoes-sao-selecionadas-para-integrar-a-rede-de-e-ciencia/ e https://www.rnp.br/rede-de-e-ciencia-conecta-os-grandes-projetos-de-pesquisa-no-brasil/