A Primeira Fase da Maratona SBC de Programação 2017, realizada no dia 9/9, contou com 816 times de 232 cursos de computação de todo o país, competindo em 50 sedes por uma das 70 vagas na grande final. O INF competiu com nove times, na Super-Sede RS (Alegrete, São Leopoldo e Pelotas, com 29 times de oito escolas). A prova tinha 13 problemas para serem resolvidos em cinco horas. Os resultados do INF foram sensacionais! Os alunos fecharam o Top 4 com 11, 8, 7 e 5 problemas resolvidos. Mais ainda, todos resolveram pelo menos dois problemas, uma importante conquista, visto a complexidade da prova.
Vale destacar que o time campeão da Super-Sede RS ficou na 18ª colocação, entre um total de de 816 times de todo o Brasil. Formado pelos alunos Daniel Bossle, Álister Machado dos Reis, e Augusto Blaas Correa, e treinados pelo professor Rodrigo Machado, eles carimbaram vaga na final brasileira que acontecerá, nos dias 10 e 11 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Importante frisar que esses resultados são frutos do comprometimento de toda a comunidade do INF, com sua excelência e qualidade de ensino, e fruto do esforço, dedicação e entusiasmo de todos os alunos participantes.
Alguns dos times que representaram o INF participam pela segunda vez da competição, e melhoraram muito em relação ao ano passado. Também merecem reconhecimento as iniciativas coordenadas pelos professores Rodrigo Machado e Weverton Cordeiro, administradores do Laboratório de Programação Competitiva, que conta com um bolsista e mais de 100 alunos registrados, entre veteranos e calouros.
“Basicamente, nosso objetivo é fortalecer a cultura da maratona no INF, esforço inicialmente coordenado pelo professor Raul Weber e depois pelo professor João Comba. Por fim, registro o grande apoio da Direção do INF, que continuamente investe na inscrição dos nossos times na maratona, e esse ano na participação de alguns dos nossos melhores alunos na Escola de Inverno da Maratona (organizada em conjunto pelo INF-UFRGS e SAP Labs Latin America)”, destaca o professor Weverton Cordeiro.
O placar da competição pode ser visto clicando no link.
Saiba mais sobre a Maratona SBC de Programação.