O recém-lançado QS World University Rankings by Subject 2023 classifica as universidades em 54 disciplinas. Ao todo, mais de 15.700 programas acadêmicos, de mais de 1.594 instituições, foram classificados.
Os programas acadêmicos são classificados a partir da análise de cinco indicadores de desempenho: a reputação acadêmica, a reputação do empregador, citações por artigo produzido na instituição, índice H e a pesquisa do corpo docente, relacionada com a rede internacional de pesquisa do corpo docente. Saiba mais sobre os indicadores aqui.
Na área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, graças ao desempenho do Instituto de Informática, a Universidade foi listada como a 7a melhor do país e a 4a melhor dentre as universidades federais do Brasil. Já a UFRGS enquanto instituição, i.e., considerando o ranking mundial, a área de Computação da UFRGS está no intervalo entre as 301 a 350 melhores.
Existem cinco indicadores que determinam o QS World University Rankings por Subject 2023, mencionados a seguir.
Reputação acadêmica
Com base nas respostas de mais de 130.000 acadêmicos, os entrevistados são solicitados a listar até 10 instituições nacionais e 30 internacionais que consideram excelentes para pesquisa na área em questão. Os resultados da pesquisa são então filtrados de acordo com a área restrita de especialização identificada pelos entrevistados.
Reputação do empregador
O indicador de reputação do empregador baseia-se nas respostas da pesquisa de mais de 75.000 empregadores graduados em todo o mundo. Os empregadores são solicitados a identificar até 10 instituições nacionais e 30 internacionais que consideram excelentes para o recrutamento de graduados. Eles também são solicitados a identificar as disciplinas das quais preferem recrutar.
Citações de pesquisa por artigo
Todos os dados de citações são provenientes da Elsevier Scopus . Um limite mínimo de publicação é definido para cada assunto para evitar possíveis anomalias decorrentes de um pequeno número de artigos altamente citados.
Tanto o limite mínimo de publicações quanto a ponderação aplicada ao indicador de citações são adaptados para melhor refletir a publicação predominante e os padrões de citação em uma determinada disciplina.
Índice H
O índice H é uma forma de medir a produtividade e o impacto de um acadêmico ou departamento de uma universidade. O índice é baseado no conjunto de artigos acadêmicos mais citados e no número de citações que receberam em outras publicações.
Rede internacional de pesquisa (por área ampla do corpo docente)
O Índice IRN reflete a capacidade das instituições de diversificar a geografia de sua rede internacional de pesquisa, estabelecendo parcerias sustentáveis de pesquisa com outras instituições de ensino superior.
Fonte: Top Universities