Português English
Contato
Publicado em: 30/08/2024

1º Torneio Feminino de Programação Competitiva

INF Realiza Primeiro Torneio Feminino de Programação Competitiva

No último dia 23 de agosto ocorreu a primeira edição do Torneio Feminino de Programação Competitiva do INF-UFRGS. O evento foi organizado pelas próprias alunas do Instituto de Informática, sob a liderança da discente Thais Marcelle Dihl, e com colaboração do coletivo de meninas Program.Ada do INF-UFRGS.

O evento foi um sucesso em sua estreia, com a participação de 20 alunas de graduação representando UFRGS, UFCSPA e UERGS.

O torneio das meninas do INF contou ainda com a participação de empresas de tecnologia que apoiaram o evento de forma expressiva com patrocínios: Nelogica, Aprix, Mconf e Contrate um Aluno da UFRGS (empresa do Vitor Vargas, discente no INF).

Para a Thais Marcelle, discente do INF, bolsista de extensão do Laboratório de Programação Competitiva (LPC) e organizadora do evento, a experiência foi desafiadora, mas gratificante: “O processo envolveu desde pensar como poderíamos organizar as participantes até as formas de fazermos com que a divulgação chegasse ao maior número de mulheres possível para uma primeira edição. Estou realizada com o resultado do evento e agradeço a todas as outras organizadoras pela dedicação, citando também que as gurias do Program.ada fizeram um papel incrível com a criação de posts e slides.”

A prova, elaborada pela Karina Kohl (docente do INF) com auxílio dos discentes Thais Marcelle e Arthur Hoff, foi realizada na plataforma online Beecrowd, e contou com quatorze questões, de diferentes níveis de dificuldade.

Para a Julianne Martins, o evento representou o primeiro contato com o mundo da programação competitiva: “Eu colaborei na assessoria do evento, fazendo parte da organização e divulgação nas redes sociais. Além disso, pude ser participante da competição! No início, estava um pouco nervosa com a competição porque não sabia exatamente como seria a experiência. Podíamos participar individual ou em dupla. Fiz a competição em dupla. Me surpreendi muito com a experiência, porque me senti desafiada e me diverti muito. A cada problema resolvido ficávamos ainda mais empolgadas a resolver mais. Claro, tinha problemas bem difíceis mas foi divertido focar em tentar resolvê-los, e ainda se desafiar a pensar em questões fora da sala de aula.”

Para uma das campeãs do Torneio, Isabella Teixeira: “A experiência de participar do torneio foi bastante divertida e desafiadora. Fiz a prova em dupla e a dinâmica de se juntar para conseguir resolver os problemas colocados foi muito importante para desenvolver o trabalho em equipe e comunicação de ideias. Além disso, foi bastante interessante o contato com as empresas parceiras e aprender um pouco sobre suas áreas de atuação, além de poder socializar com mais gurias do curso”.

Na visão de Luísa, organizadora e participante campeã do torneio: “Participar da maratona foi uma experiência muito divertida, que ficou ainda melhor por ser em equipe! As ideias se complementavam, o desenvolvimento da questão era melhorado até que juntas conseguíamos ir resolvendo. Foi com certeza uma experiência muito positiva, que agregou conhecimento e mostrou a importância do trabalho em equipe para alcançar os resultados almejados.”