Português English
Contato
Publicado em: 23/05/2018

INF recebe comunidade no Portas Abertas 2018

No último sábado (19/05) o Instituto de Informática recebeu a visita de alunos e professores do ensino médio e comunidade em geral na edição 2018 do Portas Abertas da UFRGS.

7

 

Ainda não eram 8h30min da manhã quando os primeiros grupos de visitantes chegaram ao Instituto de Informática, no último sábado (19/05), para a edição 2018 do Portas Abertas da UFRGS. Dando início às atividades promovidas pelo INF, que ocorreram das 8h30min às 13h30min, a Profª. Carla Freitas, diretora do Instituto, deu boas-vindas aos visitantes na abertura oficial. A partir dali, todos puderam circular pelos ambientes do prédio novo (43413).

A intenção do evento é a de fazer uma apresentação àqueles que desejam ingressar no âmbito acadêmico, mas também de apresentar a instituição ao público em geral. A chuva e o frio não foram um empecilho e, em todos os campi da UFRGS, professores, técnicos-administrativos e alunos receberam os visitantes e apresentaram as suas unidades (estrutura, pesquisas, métodos de ensino, etc). Ao total, mais de 8 mil alunos do ensino médio de 275 escolas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina vieram à UFRGS. Só no Instituto de Informática, tivemos uma média de 70 escolas inscritas (dentre elas, escolas particulares, estaduais, municipais e cursinhos preparatórios para o pré-vestibular), sem contar os que não haviam se inscrito e decidiram visitar o Instituto na hora.

Os visitantes que chegavam ao saguão de entrada do prédio novo, eram recebidos pela equipe de funcionários do INF, que entregava um material impresso apresentando o Instituto, e as provas do vestibular 2018 — que foram distribuídas em todos os campi. Na entrada, também estava exposta a programação em um banner, dessa forma, era possível que os visitantes decidissem a atividade que gostariam de participar e na sequência fossem orientados sobre como chegar ao local.

A programação contou com palestras, que eram sempre no auditório principal, em paralelo a laboratórios e demonstrações interativas, que ocorreram durante toda a manhã nas demais salas. Dentre as palestras, tivemos assuntos como: arte com CAD, veículos autônomos, robôs inteligentes, realidade virtual, chips por dentro, mídias sociais, olimpíadas e maratonas de programação, e empreendedorismo na graduação.

Já nos laboratórios tivemos: Oficina de programação: noções e desafios; Desenvolvendo projetos com arduino; Máquina Enigma: a encriptação na Segunda Guerra Mundial; Fazendo jogos na computação; e exposição do Museu do INF. As demonstrações interativas exibiram um HMD vibrotáctil, um simulador de tato no ar, um simulador de cirurgia laparoscópica, uma aplicação de visualização imersiva, um ambiente de manipulação 3D em realidade virtual, estudos de robótica móvel, interfaces entre computador e cérebro, visualização de chips no microscópio, um sistema de processamento de imagens em tempo real e um ambiente de visualização de grupos de usuários. Por fim, na entrada do prédio, tivemos a atividade “De aluno para aluno”, promovida pelo DACOMP, onde a finalidade foi apresentar a realidade dos cursos através da ótica de um aluno que já estaria inserido no INF, debatendo paradigmas, desafios e possibilidades da área.

Uma UFRGS mais aberta é justamente a intenção do Portas Abertas, e as vantagens que isso traz ao estudante na hora de escolher um curso são infinitas. O estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Unificado de Canoas, Nicolas Tanure, está preocupado com a escolha da profissão e veio ao INF para conhecer melhor o curso de Ciência da Computação. “Meu interesse nesse curso é muito pela minha facilidade em matemática, eu sempre gostei dessa área, sempre tive curiosidade em aprender computação. A minha expectativa é que eu consiga um bom emprego e um bom trabalho com a UFRGS, que é uma faculdade de prestígio”, nos conta Nicolas. Além dele, diversos outros estudantes também se interessam por computação devido ao gosto pela matemática, ao passo em que tantos outros se interessam devido à familiaridade com o computador e a tecnologia, tão presentes na nossa vida hoje.

A última atividade prevista ocorreu às 13h, depois disso, o evento foi encerrado. Com a iniciativa do Portas Abertas, foi possível que estudantes se aproximassem da realidade dos cursos, promovendo vivências mais palpáveis do que encontrarão pela frente caso optem por determinada profissão. No Instituto de Informática não foi diferente, foi uma preocupação oferecer informações tanto no que diz respeito ao teórico, quanto ao prático; e funcionários, professores e alunos fizeram um trabalho conjunto nesse sentido.

Abaixo, alguns registros da edição 2018 do Portas Abertas no INF.

1

11

2

3

4

6

9

10

13

8