Publicado em: 15/12/2021

INF tem 3 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

Levantamento realizado pela Stanford University reúne mais de 100 mil cientistas. Participação de professores da UFRGS aumentou em relação ao ranking anterior, neste ano foram 32 pesquisadores.

A UFRGS está presente na nova edição da lista elaborada pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) que reúne os cem mil cientistas mais influentes do mundo, representando 2% dos pesquisadores mais relevantes mundialmente. Publicada em 19 de outubro passado pela editora Elsiever, a lista traz 32 pesquisadores da UFRGS. Na edição de 2020, a UFRGS teve 22 pesquisadores listados. O levantamento, que está disponível em um banco de dados público, considera métricas de citação padronizadas, como as informações sobre citações, índice H (quantifica a produtividade e impacto com base nos artigos mais citados), coautoria e um indicador composto. O banco de dados inclui uma relação que mostra o impacto do pesquisador ao longo da carreira e também uma relação sobre o impacto do pesquisador somente em 2020. A UFRGS figura com 32 pesquisadores na lista dos mais influentes do mundo ao longo da carreira e 41 na lista dos mais influentes do mundo em 2020.

A secretária da Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS (SAI), Soraya Tanure, destaca o aumento do número de pesquisadores da Universidade na lista de 2021 e diz que pode ser atribuído também, em parte, aos trabalhos realizados internamente pela UFRGS para conscientização da importância da citação da Universidade (como instituição de origem do pesquisador) nos periódicos. “Ou seja, muitos rankings, da Elsevier inclusive, utilizam o índice H para análise de impacto da pesquisa. No entanto, se o pesquisador cita apenas seu nome ou apenas seu departamento, sem a inclusão da UFRGS, a Universidade acaba não sendo ranqueada”, explica. Ela também salienta que o tema das pesquisas ocupa papel importante nas citações dos pesquisadores. “No caso da UFRGS, é notório o aumento de pesquisas na área da saúde, durante o período pandêmico. Além disso, contar com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, um hospital-escola de referência, possibilita que muitos estudos de alta qualidade sejam conduzidos. Experimentos de qualidade geram resultados confiáveis, que, por sua vez, são publicados em periódicos de alto impacto, com consequente grande divulgação e citações. Trata-se de um ciclo”, afirma. Para que este ciclo permaneça gerando resultados, Soraya ressalta que é fundamental a manutenção das equipes e dos grupos de pesquisa e acrescenta: “Vale aqui o destaque sobre a importância das bolsas (desde iniciação científica até pós-doutorado), além dos financiamentos de projetos”. Outra importante característica desse ranking, conforme a secretária da SAI, é que ele considera métricas com e sem autocitação, sendo possível identificar a citação do trabalho por outros pesquisadores, e não apenas pelo próprio autor.

O Instituto de Informática da UFRGS está presente com três pesquisadores mais influentes do mundo ao longo da carreira, a Profa. Ana Bazzan e os Profs. Claudio Rosito Jung e Jacob Scharcanski. A Profa. Bazzan também foi agraciada como uma das pesquisadoras mais influentes em 2020.

“Eu recebi a notícia com muito orgulho por estar também na lista publicada no ano de 2020, ou seja, é bom saber que meu trabalho continua sendo reconhecido. Eu também fico muito orgulhosa de constar da lista junto de nomes de pessoas que considero pesquisadores extraordinários, além dos meus dois colegas do INF. Espero que isso seja um elemento motivador para mulheres em ciência”, diz Ana Bazzan.

“Recebi a notícia com muita satisfação, é uma honra pertencer a um grupo tão seleto. O fato de termos três pesquisadores do INF na lista indica a qualidade da pesquisa desenvolvida pela Computação da UFRGS”, comenta Claudio Jung.

O levantamento completo pode ser acessado clicando aqui.

Fonte: ufrgs.br