O Instituto de Informática da UFRGS recebeu, na terça-feira, dia 25/11, um prêmio na 3ª edição do Prêmio Inovação, promovido pelo Gabinete de Inovação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
A vitória foi na categoria Produção de Conhecimento em Inovação – que reconhece personalidade ou instituição acadêmica com trabalho relevante alicerçado no conhecimento sobre inovação, bem como seus impactos -, e destaca as décadas de pesquisas aprofundadas realizadas no INF.
A seleção foi realizada pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCET) e tem como objetivo:
“reconhecer, incentivar e recompensar esforços de quem promove e aplica novas ideias nas mais diversas áreas. Sejam elas tecnológicas, científicas, empresariais, sociais e culturais, estimulando a inovação em busca de soluções criativas para desafios e problemas enfrentados pela sociedade, dando-lhes visibilidade e prestígio para quem faz a diferença.” (Prefeitura de Porto Alegre, 2025).
A cerimônia de premiação aconteceu no Instituto Caldera e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade. Para representar o INF da esquerda para o direita, conforme aparecem na fotografia, Tiago Antonio Quim Ferreira, Profa. Érika Fernandes Cota, Prof. Dir. Luciano Paschoal Gaspary, Profa. Luciana Porcher Nedel, Prof. Joel Luís Carbonera e Prof. Nicolas Bruno Maillard.
Para ampliar o conhecimento sobre a história dos premiados e finalistas, o Gabinete de Inovação disponibilizou uma série de entrevistas que contam de seus desafios, resultados e da participação das iniciativas em prol da construção de uma Porto Alegre mais inteligente e sustentável.
Os vídeos podem ser vistos no canal: https://www.youtube.com/@Conectarhub.
Um deles apresenta uma fala de Willyan Hasenkamp, Diretor de Tecnologia e Relações Institucionais da HT Micron Semicondutores, que em parceria com o INF concorreu ao prêmio na categoria Inovação com o projeto “IOTCHIPLET: Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Chiplet para Produtos em IoT”.
Nosso muito obrigada aos professores, técnicos administrativos e estudantes que há 52 anos fazem parte da elaboração de conhecimento e inovação em Computação que possibilitou a conquista!