Publicado em: 01/10/2020

Innovation Tech Knowledge digital 2020

#conhecimentogeratransformação

Nesta próxima semana, do dia 5 a 9 de outubro acontecerá o ITK2020 (Innovation Tech Knowledge 2020 DIGITAL). Serão cinco dias de conhecimento e geração de transformação. Inteligência artificial, machine e deep learning, realidade virtual, revolução 4.0 e blockchain são temas que estão cada vez mais populares e sendo protagonistas de debates.

No evento, o Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS, Ricardo Reis, promoverá a mesa redonda “Ecossistemas econômicos modernos são dependentes de IoT e IoT depende de Otimização”, com moderação da Professora Associada do INF, Fernanda Kastensmidt. Este painel acontecerá na segunda-feira (05/10).

As tecnologias de informação resultam em sistemas cada vez mais interconectados, conhecidos como internet das coisas (IoT). Os diferentes ecossistemas econômicos dependem cada vez mais de informações obtidas através de IoT. Um problema é a geração de energia para atender a explosão de dispositivos conectados em rede, o que demanda a implementação de redes de dispositivos otimizadas, especialmente quanto ao consume de energia. A evolução dos sistemas computacionais, que permite a integração de sistemas com centenas de milhões de componentes, tem demandado mais e mais a redução do consumo de potência. Vamos tratar de alguns desafios para a evolução das tecnologias de IoT e desafios para lidar com o objetivo de ter uma computação mais verde. Serão tratadas questões relevantes à otimização de consumo em IoT, mostrando que é necessária uma redução no número de componentes em um sistema, o que leva à necessidade do projeto de componentes de IoT dedicados. O número de componentes é responsável pelo crescente consumo estático em tecnologias modernas. Também será falado sobre a importância de termos uma visão macroeconômica, analisando estratégias de desenvolvimento industrial, desenvolvimento este cada vez mais depende de soluções tecnológicas inovadoras (como IoT) e de recursos humanos qualificados.

Para mais informações, acesse https://www.itk.org.br/