Foto: clicRBS
A microempresa Instor – Sistemas de Inspeção Robótica, incubada no CEI do Instituto de Informática da UFRGS, vendeu para a Petrobras um sistema de controle e aquisição de dados para um robô de inspeção. O equipamento detecta falhas na espessura do aço em dutos para transporte de petróleo, tanques, cascos de navios ou plataformas.
Segundo o diretor da empresa, Giovani Geremia, o desenvolvimento do equipamento, que durou quatro anos, foi o projeto pelo qual a Instor incubou sua empresa no CEI. Ao longo deste período, as consultorias, espaço físico, infraestrutura e apoio a viagens e eventos disponibilizados pela incubadora foram essenciais para o desenvolvimento técnico/econômico do produto e também para as ferramentas de marketing e canais de comunicação.
O equipamento deve ser entregue na metade do segundo semestre deste ano. Ele vai equipar e instrumentar veículos de inspeção desenvolvidos pelos cientistas do Centro e Pesquisas da Petrobras e foi a única ferramenta nacional apta à aplicação.