Português English
Contato
Publicado em: 19/11/2017

Enigma A2200 é exposta no INF

Máquina será exposta, terça-feira (21), no Instituto de Informática da UFRGS (INF)

A Enigma A2200 terá uma apresentação prática, na terça-feira (21), às 14h30, no Auditório do Centro de Eventos do Instituto de Informática da UFRGS (INF), em Porto Alegre. O equipamento, chamado de Enigma A2200, integra o patrimônio do Instituto de Informática da UFRGS. Esta é a única máquina em funcionamento no continente sul-americano.

As máquinas de criptografia eram utilizadas pela Alemanha com o objetivo de resguardar suas informações. Elas adotavam um sistema de três rotores mecânicos, de modo que os dados escritos por uma dessas máquinas somente poderiam ser lidos por ela ou por outra semelhante. Com o uso dos aparelhos, os generais de Hitler se comunicavam em absoluto sigilo, até que os códigos utilizados para proteger as mensagens foram descobertos por Alan Turing, cientista de computação britânico.

A apresentação faz parte da programação do Workshop Latino-Americano de Neurociência Computacional (LAWCN), que ocorre entre os dias 22 e 24 de novembro, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O Workshop consistirá principalmente das seguintes atividades:

  1. Apresentação de até 8 pesquisadores internacionais e nacionais de renome;
  2. Apresentação de apresentações orais cobrindo um grande espectro dos tópicos do estado da arte da neurociência;
  3. Demonstração prática da máquina A2200 Enigma, que pertence ao Instituto de Informática, como homenagem especial ao Aniversário de 105 anos de Alan Turing, considerado um dos pais fundadores da Ciência da Computação. Essa apresentação ocorrerá no Instituto de Informática na tarde de 21 de novembro, como uma abertura especial do LAWCN.

Todos os participantes que pesquisam e contribuem para a compreensão das propriedades do cérebro, como Medicina, Física, Ciência da Computação, Engenharia, Psicologia, Filosofia e outros, são bem-vindos. As questões relacionadas com o suporte de Comunicação e Tecnologia da Informação e Computação de Alto Desempenho em Neurociências receberão atenção especial.

Confira mais informações no link.