No último sábado, dia 13 de abril, ocorreu a primeira fase da Maratona Feminina de Programação nas dependências do INF-UFRGS. O evento faz parte da Maratona Feminina de Programação (MFP), evento organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com apoio do Instituto de Computação (IC) da Unicamp.
No INF-UFRGS, a competição foi organizada pelas alunas Júlia Mombach da Silva, Thais Marcelle Dihl da Silva, Kamille Konarzewski Pimentel e Maria Flávia Borrajo Tondo, estudantes de graduação dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação, com apoio e articulação das meninas do coletivo Program.Ada.
Ao todo, foram 18 alunas do INF-UFRGS participantes da primeira fase da competição no sábado, somando as participações online e presencial no Campus do Vale. Os professores Rodrigo Machado e Weverton Cordeiro, coordenadores do Laboratório de Programação Competitiva no INF-UFRGS, apoiaram as meninas na organização presencial do evento no Centro de Eventos do Instituto de Informática.
Para Júlia Mombach, a realização da Maratona Feminina de Programação no INF foi uma ótima oportunidade para a inserção de mais meninas da UFRGS na programação competitiva. “O evento foi um sucesso, várias meninas demonstraram interesse e se engajaram em participar não só da competição, mas também de aulas de preparação. Momentos como esse são ótimos para aprendermos umas com as outras e nos estimulam a nos inserir em espaços que ainda são majoritariamente ocupados por homens. Estou ansiosa pelos próximos eventos e espero ver cada vez mais mulheres em posição de destaque neles!”
Para Mais informações sobre a Maratona Feminina de Programação, visite o Instagram do projeto.