Entre os dias 19 e 21 de outubro, ocorreu a Fase Final da Maratona SBC de Programação 2023. Este é o maior evento acadêmico de programação no Brasil e serve como etapa classificatória para o ICPC (Competição Internacional de Programação e Computação).
O evento foi realizado em Chapecó e contou novamente com a participação da UFRGS, uma das poucas universidades no Brasil a se classificar para todas as edições da Final Brasileira da Maratona.
A delegação da UFRGS foi composta pela equipe classificada “cacetinho instanceof PãoFrancês” (Gabriel Fagundes da Fonseca, Léo Marco de Assis Hardt, Rodrigo Bervig Rocha) e por duas equipes inscritas na modalidade Café com Leite, “Tropa dos Calvos” (Arthur Bittencourt Hoff, Diego Cardoso Nunes, Matheus Oliveira Mews) e “O retorno dos que não foram” (João Paulo Vasquez Dias, Júlia Mombach da Silva, Víctor Lucas Rosada Canesin). Essa delegação representa a maior comitiva da instituição desde a final organizada em Gramado pela UFRGS e consolida uma nova geração de competidores do INF.
Dentre as iniciativas que contribuíram para o bom desempenho das equipes, destaca-se o Laboratório de Programação Competitiva do Instituto de Informática (LPC), um projeto de extensão do Instituto que visa incentivar nos alunos da graduação e pós-graduação a cultura de participação em competições de programação, promovendo o desenvolvimento técnico, a capacidade de raciocínio lógico, e a colaboração e trabalho em grupo na resolução de problemas computacionais.
O LPC é atualmente coordenado pelos próprios alunos, com o apoio dos professores Weverton Cordeiro e Rodrigo Machado, e realiza encontros periódicos para treinamentos, aulas e competições internas, sempre recebendo novos membros interessados em programação competitiva. O LPC também é responsável pelo IPC, uma introdução à programação competitiva promovida para o ensino médio, que, ao longo deste ano, realizou encontros semanais nas dependências do INF com estudantes do Colégio Aplicação, contando com aulas introdutórias de algoritmos ministradas pelo professor Rodrigo Machado, juntamente com estudantes voluntários do Instituto