Português English
Contato
Publicado em: 23/03/2011

Mensagem da Direção e Coordenações de Cursos de Graduação sobre o Trote

Caros alunos

O Instituto de Informática, assim como a UFRGS, encara as atividades de “trote” como um ritual social de integração que deve servir, também, como momento de valorização dos princípios acadêmicos mais elevados que caracterizam nossa instituição, e espera dos seus alunos que estas atividades sejam realizadas dentro de um espírito alegre, sem violências ou constrangimentos de qualquer forma, tanto físicos quanto psicológicos ou sociais.


Hoje, estamos todos sob a lupa da sociedade devido aos acontecimentos no “trote” realizado na sexta-feira passada. O nosso Instituto de Informática apareceu várias vezes na mídia devido a um trote com consequências extremamente desagradáveis, quando gostaríamos que aparecesse por sediar os melhores cursos de Computação do Brasil.

A Direção do Instituto de Informática e as COMGRADs dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Computação deploram fortemente que atividades de recepção aos calouros possam causar, mesmo que involuntariamente, consequências negativas para a saúde dos envolvidos e para a imagem da instituição.

Ao mesmo tempo, solicitamos que as eventuais atividades de “trote” que ainda estejam previstas sejam realizadas de forma serena e solidária, atendendo ao que dispõem as normas da UFRGS a esse respeito, e lembramos que tais normas se aplicam mesmo a atividades de recepção realizadas fora dos campi universitários. Em particular, deve ser evitada inteiramente a ingestão de álcool durante tais atividades, para que não ocorra nada que possa destruir a alegria deste momento.

A Direção do Instituto, as Coordenações dos cursos de graduação e a comissão encarregada da recepção e integração dos calouros à Universidade, instituida segundo a Decisão 02/2001 da UFRGS, estão à disposição dos calouros e veteranos para quaisquer esclarecimentos. Continuamos apurando as circunstâncias do episódio ocorrido na última sexta-feira, para decidirmos os encaminhamentos a serem dados em consequência do mesmo.

Flávio R. Wagner e Luis Lamb, Diretor e Vice-Diretor do INF
Raul F. Weber, Coordenador do Curso de Ciência da Computação
Sérgio Cechin, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação