Português English
Contato
Publicado em: 30/11/2020

MIT Technology Review

Monitore fazendas com IoT e IA para ajudar os agricultores a reduzir custos e aumentar a produção.

Renato Borges (Brasil), 28 anos.

Gerenciar uma fazenda não é fácil. Secas, inundações, pragas, aumentos nos preços dos insumos, quedas nos preços de venda, baixa lucratividade e vencimento dos empréstimos agrícolas são apenas alguns dos muitos desafios que os agricultores e pecuaristas enfrentam.

Filho de produtores rurais, Renato Borges conhece desde pequeno os desafios diários desses setores. Ciente do problema, este jovem engenheiro da computação brasileiro decidiu criar o Agrointeli , uma plataforma de inteligência artificial que conecta os agricultores às suas lavouras para democratizar a tecnologia agrícola e tornar a agricultura mais sustentável. Por esse avanço, Borges foi escolhido pela MIT Technology Review em espanhol como um dos vencedores do Innovators under 35 Latin America 2020 .

O sistema centraliza, integra e organiza diferentes fontes de dados em um só lugar, ajudando o agricultor a administrar sua fazenda. Os algoritmos coletam e organizam dados de imagens aéreas, sensores e máquinas. Em seguida, eles dão recomendações aos agricultores em um só lugar. “O Agrointeli gera inteligência, automação e otimização de processos. Dessa forma, economiza dinheiro, economizando dinheiro e tempo”, explica Borges.

A descentralização das informações necessárias ao manejo da agricultura implica em aumento de custos, impacto ambiental e perda de tempo. Além disso, “o agricultor não tem a oportunidade de ter tecnologias digitais em sua fazenda e por isso a Agrointeli é líder na quebra dessa barreira”, pontua seu criador.

Por fim, Borges destaca que seus produtos conectados não exigem que o agricultor dependa da internet, já que “70% das fazendas do Brasil não têm conexão por falta de investimento”, lamenta o jovem.

Sua tecnologia já monitora mais de 300 mil hectares todos os dias, mas o objetivo é transformar o Agrointeli na maior plataforma digital da América Latina para pequenos e médios produtores. Além de expandir seus negócios, Borges quer aumentar a produtividade e reduzir o impacto ambiental da agricultura em um contexto de crise climática e hídrica com uma população crescente que demandará mais alimentos. E conclui: “Precisamos alimentar mais com menos impacto sobre os recursos naturais”.

Paloma Cabello, presidente do conselho de administração do HGBeyond Material Science (Espanha) e membro do júri Innovators under 35 Latin America 2020, considera que Borges “construiu uma plataforma inteligente de gestão e otimização de culturas, que está bem adaptada às especificidades de uso e aos valores dos pequenos agricultores do segmento agroalimentar ”.

Fonte: MIT Technology Review