Publicado em: 27/10/2022

Nelogica doou equipamentos para o Reconecta UFRGS

Empresa fundada por ex-alunos do INF, a Nelogica, vem contribuindo com o projeto Reconecta UFRGS doando equipamentos.

Como empresa parceira do projeto Reconecta UFRGS, a Nelogica doou equipamentos, por meio do seu Programa chamado NeloImpact. Voltado para mitigar os impactos ambientais gerados pelas atividades da empresa, o Programa incentiva a economia circular e o conceito lixo zero, que é um conjunto de ações para reduzir a produção de lixo e proporcionar a destinação adequada a estes resíduos eletrônicos.

Criada em 2003, a Nelogica nasceu de uma amizade de longa data, quando os fundadores Marcos Boschetti e Fabiano Kerber, – dois amigos que se conhecem desde o maternal em 1983, se graduaram em Ciência da Computação na UFRGS. Ambos seguem suas trajetórias, de melhores amigos de infância a sócios, trabalhando lado a lado, agora à frente de uma das maiores investechs do Brasil. Parece história de filme, né?

Durante a graduação, Marcos Boschetti e Fabiano Kerber já idealizavam a Nelogica, mas esse não foi o primeiro empreendimento dos dois amigos. Aos 7 anos, já haviam aberto a primeira “empresa” juntos: uma venda de adesivos no bairro e na escola, onde Fabiano era o encarregado da produção, enquanto Marcos captava os clientes (o que se assemelha inclusive ao posto que os dois ocupam hoje, Marcos como CEO e Fabiano como CTO).

“Talvez essa primeira experiência tenha ajudado, afinal, anos depois, após mesmo não conseguindo captar nenhum investimento para iniciar a Nelogica, os dois amigos trabalharam sozinhos por um longo período construindo juntos o produto e modelo de negócio”, conta Suien – gerente de recursos humanos da Nelogica.

A Nelogica atua no fornecimento de informações e no desenvolvimento de aplicações avançadas para o mercado financeiro. São investidores individuais, institucionais, corretoras, bancos, empresas de capital aberto, fundações e consultorias que fazem parte da cartela de clientes da empresa. Através da criação de softwares inovadores, a Nelogica proporciona aos investidores um processo de tomada de decisão muito mais seguro, estruturado e preciso. A empresa conta com um dos mais modernos parques tecnológicos do Brasil, formado por quatro datacenters localizados na cidade de São Paulo.

Sobre o Projeto Reconecta UFRGS

Iniciado durante a pandemia, em julho de 2020, o Reconecta UFRGS já beneficiou 350 alunos, além de contribuir para o trabalho de Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), promoção do Ministério das Comunicações para implementação de políticas de inclusão digital.

“Sem ações como a da Nelogica, nossos programas de extensão universitária, que visam vincular o aluno à realidade local, não seriam possíveis. É preciso dar visibilidade a ações como esta para que mais iniciativas privadas surjam”, incentiva Renato Ribas, professor titular do Instituto de Informática da UFRGS e coordenador do programa Reconecta UFRGS.

É importante ressaltar que quem puder e tiver interesse em doar computadores usados (funcionando ou não), basta entrar em contato pelo WhatsApp (51) 9380-0454. Os estudantes que tiverem interesse em receber um computador por empréstimo (comodato), pelo período em que estiverem realizando os seus estudos de graduação, é necessário preencher o formulário disponível no site www.ufrgs.br/reconecta e seguir as instruções de envio do atestado de beneficiário PRAE/UFRGS.