Publicado em: 01/12/2020

ONTOBRAS 2020

Docentes e discentes do INF foram agraciados com prêmios de melhor artigo do evento.

Entre os dias 23 a 26 de novembro, ocorreu a 13a Edição do Seminário de Pesquisa em Ontologias no Brasil (ONTOBRAS).  O evento, organizado pela UFES este ano, devido à situação da COVID-19, aconteceu em modalidade virtual sem nenhuma atividade presencial e teve o maior número de participantes dentre as últimas edições.

Na sessão de encerramento, foram divulgados os melhores artigos do evento.  Das quatro menções honrosas, o grupo liderado pela Profa. Mara Abel foi agraciado com duas:

• Melhor artigo técnico da trilha principal: Ontological Analysis of Weathering (Lucas Vieira, Fabricio Rodrigues e Mara Abel)
  • Melhor artigo na categoria estudante: What Geologists Talk About: Towards a Frequency-Based Ontological Analysis of Petroleum Domain Terms (Luan Fonseca Garcia, Fabrício H. Rodrigues, Alcides Lopes, Renata Dos Santos Alvarenga, Michel Perrin e Mara Abel)

O evento tem como objetivo reunir a comunidade de pesquisadores e estudantes que investigam o tema Ontologia nos âmbitos da Ciência da Computação e da Ciência da Informação, bem como profissionais da indústria da informação.

O intuito é proporcionar oportunidades e um ambiente científico para troca de conhecimento em teorias, métodos, linguagens e ferramentas de engenharia de ontologias, incentivando a proximidade entre Academia e Indústria, permitindo que soluções de vanguarda projetadas no ambiente acadêmico sejam transferidas para a indústria e adotadas na solução de seus problemas.

“Para um grupo que trabalha com modelagem de conhecimento e IA, ter dados reais de projetos de cooperação faz toda diferença. Depois de anos de dificuldades jurídicas da UFRGS para assinar projetos, começamos a colher os frutos das cooperações assinadas em 2019”, comentou a Profa. Mara Abel.