Em 20 de dezembro de 2024, assumimos a direção do Instituto de Informática (INF) da UFRGS. Essa é uma tarefa de enorme responsabilidade, mas que “abraçamos” com alegria e determinação. Buscaremos contribuir com o desenvolvimento de nossa comunidade de docentes, técnico-administrativos, discentes, empreendedores e colaboradores. Desejamos estreitar laços de cooperação com todos os segmentos da sociedade, trabalhando juntos na busca por soluções inovadoras em computação para os grandes e desafiadores problemas. Perseguiremos o objetivo e o compromisso de gerações que nos antecederam com os valores de excelência e inclusão em todas as dimensões de atuação do INF.
No âmbito do nosso compromisso de aproximação com a sociedade, é com grande satisfação que apresentamos a Newsletter do Instituto de Informática. É nosso desejo que esses informes periódicos apresentem algumas das principais descobertas e realizações por parte de nossa comunidade. Esperamos apresentar ações em ensino, pesquisa, extensão e inovação. Estamos abertos a receber sugestões de melhorias e pautas, que podem ser enviadas ao nosso e-mail .
Um dos destaques dessa edição da Newsletter é a notícia de que o INF passará a integrar a Rede de e-Ciência. Essencialmente, seremos o primeiro instituto na Região Sul com conectividade de 100 Gbps a outras instituições participantes dessa rede para executar aplicações de big science, ou seja, que possuem requisitos avançados de processamento, análise, transmissão e armazenamento de grandes volumes de dados. Um dos estudos-alvo abordará eventos climáticos extremos. Esse projeto aprovado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi liderado pelo INF, em parceria com o Instituto de Física, o Instituto de Pesquisas Hidráulicas, o Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia e o Centro de Processamento de Dados.
O segundo destaque é a notícia sobre o projeto Andorinha. Iniciativa de discentes do grupo PET Computação, proporciona rodas de conversa em língua estrangeira e apresenta oportunidades de intercâmbio para a comunidade acadêmica. O piloto iniciou de maneira muito bem sucedida com a língua inglesa, porém estudantes já começam a se organizar para encontros para a prática do francês. Esse é um exemplo de ação que muito nos orgulha por nascer de iniciativa de discentes e por ser uma demonstração de nossa busca por formação acadêmica de altíssima qualidade.
Esperamos que a leitura das notícias do INF seja prazerosa. Que contribua, ainda, para fortalecer o senso de pertencimento e a identificação de oportunidades de aproximação e colaboração. Estamos “de braços abertos”!
Profs. Luciano Paschoal Gaspary e Viviane Pereira Moreira
Direção do Instituto de Informática – UFRGS