Português English
Contato
Publicado em: 04/01/2023

Palestra presencial com Maurício Bitencourt

O encontro promovido para os alunos da disciplina de Modelagem e Gerenciamento de Processos de Negócio estende-se aos demais interessados por tratar de um tema de grande importância para a área.

No dia 19 de janeiro (quinta-feira), às 13:30 no AUD-0 (43412), a Professora do Instituto de Informática, Lucineia Heloisa Thom, irá promover a palestra “Gerenciamento do Fluxo de Valor e Orquestração de Processos”, ministrada por Maurício Bitencourt, baseada no contexto da disciplina “Modelagem e Gerenciamento de Processos de Negócio” oferecida para a graduação e pós-graduação.

Sobre a palestra, o software é o diferencial competitivo que impulsiona todos os negócios, em todos os setores, de uma forma ou de outra. Toda empresa deve evoluir seus processos de negócio e o desenvolvimento e entrega de software para competir neste novo mundo, ou enfrentar a perspectiva de se tornar obsoleta e ser ultrapassada pelos concorrentes. Com essa mudança de foco, surgem os desafios de acelerar a entrega de software para atender às metas de negócios da empresa, obter informações sobre a eficiência dos processos para impulsionar a melhoria contínua e medir o valor que entrega para levar o negócio adiante.

O surgimento de metodologias BizDevOps trouxe a mudança de pensamento de transformação ou melhoria contínua dos processos de negócio com os benefícios da entrega de automação de processos de maneira mais ágil juntamente com mudanças culturais nas equipes compostas por áreas de Negócio e TI.

Felizmente, a combinação das técnicas de Value Stream Management e Process Orchestration abriu um mercado a ser explorado por organizações com a visão de capacitar equipes com ferramentas, governança e análise para ultrapassar seus concorrentes que se concentram em aprimoramentos mínimos, fragmentados e incrementais na sua Cadeia de Valor.

Compreender os principais desafios, identificar práticas essenciais de gerenciamento de fluxos de valor na entrega de software e escolher um bom motor de automação de processos e regras de decisão, utilizando menor esforço e menos código (para não reinventar componentes de software especializados já disponíveis), pode garantir que uma organização seja capaz de criar produtos digitais melhores, mais baratos e mais rápidos do que nunca.

O palestrante Maurício Bitencourt atua em diversas organizações públicas e privadas como especialista em BizDevOps para integração e distribuição contínua (CI/CD) de processos e regras de decisão automatizadas, com foco no fluxo de valor para reduzir a fragmentação organizacional e criar experiências relevantes na jornada e nos momentos da vida dos clientes. Co-fundador do capítulo brasileiro da ABPMP, onde foi Vice-Presidente de Comunicação de 2008 a 2015. Como Silver Partner da Camunda no Brasil, implementou workflow e automatizou regras de decisões em várias provas de conceito e clientes Enterprise Edition nos setores financeiro, seguros, telecomunicações, defesa e comércio eletrônico. Como Camunda Champion, coordena o Camunda User Group Brazil e vários Meetups presenciais, remotos e híbridos para estimular o ecossistema de desenvolvedores e apresentações de estudos de caso para promover o Networking Boundary Spanning nas empresas. Atualmente, é Diretor Executivo da Projeler Roadmap e membro do Conselho Consultivo da Fundacred.