Português English
Contato
Publicado em: 23/04/2014

Palestra sobre a Água acontece no INF

No dia 25 de abril, sexta-feira, a Profa. Dra. Marcia C. Barbosa do Instituto de Física da UFRGS ministrará a palestra intitulada “Água: um líquido complexo”, às 12h45min, no Auditório Prof. Castilhos – bloco IV, do INF.

Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS
———————————————————
SEXTA-FEIRA, 25 de abril de 2014
———————————————————
Horário: 12h45min
Duração: 1h
——————————————————–
Local: Auditório Prof. Castilho
Instituto de Informática, UFRGS
Av Bento Gonçalves 9500, Bloco IV
——————————————————–

Palestrante: Profa. Dra. Marcia C. Barbosa, Instituto de Física da UFRGS

Título: Água: um líquido complexo

A água é um líquido pouco usual que apresenta mais de 60 comportamentos estranhos denominados de anomalias. Entre as várias anomalias duas pareciam estar fortemente correlacionadas: a anomalia na densidade e a anomalia na difusão. Em líquidos normais a pressão constante, a densidade diminui quando a temperatura aumenta. Este não é o caso da água. Em uma certa região de pressões e temperaturas a densidade aumenta quando a temperatura aumenta, apresentando um máximo em 1atm e 4oC. Em consequência, o gelo flutua em água. Igualmente a água a zero graus flutua em água a 4oC o que permite que rios e lagos não congelem. De forma similar, em líquidos normais o coeficiente de difusão diminui com o aumento da pressão. Em água, na região superfria, para uma determinada região de pressões o coeficiente de difusão aumenta com o aumento da pressão e apresenta um máximo. Estes dois fenômenos ocorrem na mesma região de temperatura e pressão. Apesar das anomalias serem muito conhecidas a sua origem é um grande mistério. Neste seminário irei propor que a presença das anomalias seja bem explicada através de um mecanismo de competição entre interações de curto alcance. Esta representação tão simples é igualmente capaz de justificar a super difusão observada em água em nanotubos, um sistema que pode ajudar a dessalinizar a água do mar.

Short bio:
A Profa Marcia Barbosa possui graduação (1981), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atualmente é professora titular. Por seu trabalho em anomalias dinâmicas da água ganhou o Prêmio Loreal e Unesco de Mulheres nas Ciências Física. Em paralelo tem atuado em questões de gênero na ciência pelo que ganhou a Nicholson Medal dada pela American Physical Society. Ainda recebeu o Prêmio Cientista Gaúcha (da FAPERGS) em 2012 e o Prêmio Claudia (Categoria Ciências) em 2013. Marcia é atualmente vice-presidente da International Union of Pure and Applied Physics, diretora do Instituto de Física da UFRGS, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e International Councilior da American Physical Society.