Publicado em: 20/03/2021

Palestra Virtual – Ferramenta Celonis

O encontro promovido para os alunos da disciplina de Modelagem e Gerenciamento de Processos de Negócio estende-se aos demais interessados por tratar de um tema de grande importância para a área.

Transformando dados em valor com Process Mining é o tema da palestra ministrada por Josephine Hubert para toda a comunidade acadêmica do Instituto de Informática da UFRGS e para as demais pessoas interessadas no assunto. O público-alvo são discentes em nível de graduação e pós-graduação, assim como docentes da Engenharia e Ciência da Computação.

A mineração de processos (Process Mining) é uma tecnologia de análise de dados que permite às empresas reconstruir, analisar e melhorar seus processos com base em dados de sistemas de informação. Esta tecnologia faz a ponte entre a análise de processos baseada em modelos e as técnicas centradas em dados.

Nesta palestra, serão explanados conhecimentos sobre Process Mining a partir de uma perspectiva acadêmica, sua aplicação em gerenciamento orientado por dados e será possível resolver um desafio na ferramenta da Celonis.

Como uma das empresas de tecnologia de mais rápido crescimento no mundo, a Celonis cresceu de uma start-up fundada por estudantes para a líder do mercado global e pioneira da transformação digital.

“A Celonis entrou em contato comigo para oferecer a Aliança Acadêmica. Considerando que a mineração de processos é hoje um dos temas mais emergentes na área de BPM, na qual atuo como professora e pesquisadora, convidei a Josephine Hubert para ministrar uma palestra na minha disciplina de Modelagem e Gerenciamento de Processos de Negócio, a qual ministro no Instituto de Informática da UFRGS para alunos de graduação e pós-graduação”, diz Lucinéia Heloisa Thom, Professora Associada do INF.

Josephine Hubert, Gerente de Aliança Acadêmica na Celonis, é responsável pelo programa de cooperação global de educação e pesquisa. Ela se formou na Universidade de Maastricht, com um Mestrado em Psicologia, e na Universidade Técnica de Munique, com um Mestrado em Educação. Ela também passou um semestre em intercâmbio na PUC do Rio de Janeiro.

O evento acontece na terça-feira, 06 de abril, às 13h30min. Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse o MConf UFRGS ou o canal do YouTube do Instituto de Informática.